sábado, 8 de agosto de 2015

BABA DE CARACOL

Porquê baba de caracol?
A acção regenerativa da pele é o ponto forte deste produto que é extraído do comum "caracol de jardim".
O muco que o caracol segrega é altamente rico em proteínas que são responsáveis pela acção regeneradora, isto é, torna a sua pele mais suave e sem rugas e com mais luminosidade. O muco é usado para quem quer eliminar manchas, cicatrizes ou marcas.

Existem blogges que falam em fazer o creme milagroso em casa, porém a dificuldade é extrair o famoso muco correctamente.
Observemos o caracol!!!, O muco libertado por ele faz com que o gastrópode deslize mais facilmente o seu corpo sobre o solo mas na realidade a cosmética não recolhe este ingrediente desta forma e defende que a substância libertada naturalmente pelos caracóis só servem para a sua locomoção 
A extracção do muco em casa é feita após uma lavagem com água fria e a seguir os caracóis passam por cima de uma rede onde fica agarrado o seu muco e esta rede serve de coador e o produto apurado será então misturado com outros produtos oleosos como o Abacate, Aloé-Vera, azeite de oliveira entre outros produtos, como podem ver a baba de caracol é ínfima na sua quantidade e a sua participação nos produtos de beleza raramente chega aos 5%.
Mas esta extracção é caseira e este tipo de produto não é o original que entra nos mercados da cosmética através das farmácias.

Para que estes cosméticos sejam eficazes, devem ser elaborados com a secreção que o caracol expele ao receber estímulos externos -como radiações ou estresse mecânico- para reparar sua pele e se proteger das agressões externas, e não com a baba que o caracol desprende em seus deslocamentos.
A secreção do caracol "cryptomphalus aspersa" obtida em estado de estresse é extremamente rica em proteínas e polissacarídeos, responsáveis por sua atividade regeneradora, e não tem nada a ver com a baba que o caracol expele em seu deslocamento, que não possui atividade biológica e cuja única função é permitir sua mobilidade.
A metodologia de obtenção da baba se aperfeiçoou até chegar à situação atual, com um sistema do qual se obtém uma secreção purificada que permite preservar a vida do caracol e que foi patenteada e comercializada por esta empresa farmacêutica.
Segundo um estudo realizado em 2004 com pessoas tratadas com baba de caracol, a redução progressiva e gradual da percentagem de pacientes com rugas finas é de 26,7% e de 45,5% para as rugas grossas. Também foi identificada uma significativa redução do aspecto envelhecido por causa do sol e da secura e aspereza da pele.
Além disso, houve uma melhora nos parâmetros de lisura, firmeza, flexibilidade e hidratação.

Em execução...

Um comentário:

  1. Dio mio, a que ponto chegamos, até caracóis os humanos comem e usam. Fala sério.

    ResponderExcluir