terça-feira, 17 de agosto de 2010

Curiosidade: Veneno de caracol

Imagem original: genedenxxi
CARACÓIS
Veneno da saliva de caracóis pode tornar-se base para analgésico forte



Investigadores da Universidade Queensland, na Austrália, desenvolveram uma nova versão de um medicamento a partir da saliva de caracóis do mar. O forte analgésico – tão eficaz quanto a morfina – poderia ser administrado em forma de comprimidos.



Num artigo publicado na Chemical & Engineering News, os cientistas afirmam que a saliva dos caracóis contém substâncias químicas que ajudam estas lentas criaturas a capturarem presas. Antes, o potencial deste cuspo venenoso dependeria da injecção das drogas directamente na medula espinhal das pessoas, o que limitava o seu uso.



Agora, a equipa desenvolveu uma maneira de fazer com que as substâncias analgésicas presentes na saliva dos animais sejam administradas oralmente. Além de aliviar a dor, não oferece risco de causar dependência química, como é o caso da morfina.

Notícia original: rcmpharma

Temperatura e clima


Requisitos e restrições climáticos e ambientais quanto à criação de caracóis

A partir das descrições das três espécies principais de caracóis torna-se claro que os caracóis, na sua condição de animais de sangue frio, são sensíveis as mudanças de temperatura e humidade atmosféricas e não se diferenciam muito de outras raças.

Os caracóis, são capazes de tolerar uma variedade de condições ambientais, mas quando a temperatura e/ou a humidade não são do seu agrado, eles entram em dormência, ou seja hibernam.

O caracol recolhe todo o seu corpo dentro da sua concha, selando a abertura de entrada com uma camada branca, calcária para prevenir a perda de água do seu corpo. Esta reacção é típica de todas as espécies de caracóis.

Os caracóis recolhem-se nas suas conchas se a temperatura for demasiado elevada ( c. 30 °C,) ou se a humidade do ar é demasiado baixa, ( c. 70-75% de humidade relativa),

Os caracóis hibernam caso a temperatura baixe para menos de (c. 5 °C).

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, eles são muitos resistentes.

Os caracóis precisam de:

Imagem original. freewebs
negócios de caracóis
O que os caracóis necessitam na alimentação.

Os caracóis necessitam de hidratos de carbono para a energia e proteína para o crescimento. Adicionalmente necessitam de cálcio (Ca) para as suas conchas, assim como doutros minerais e vitaminas.
A carne de caracol tem um teor baixo de fibras cruas e de gordura; por esta razão estes componentes têm pouca importância na alimentação dos caracóis, o calor do sol também é fundamental para a consistência da sua casca.

Observação: As frutas geralmente são ricas em minerais e vitaminas e pobres em proteínas.

Alimentação de caracóis

Imagem original: arcadenoe
negócios de caracóis
Existem muitos tipos de alimentos para caracóis.

Uma das maiores preocupações de quem começa uma criação de caracóis é o que os caracóis comem?

Primeiro é identificar quê: Os caracóis são vegetarianos e comem muitos tipos de comida. Os caracóis assim como outros animais evitam plantas com folhas peludas ou que produzem
substâncias químicas tóxicas.

Os caracóis jovens preferem folhas tenras e rebentos e comem mais que os adultos, muitas das vezes mais que o dobro da comida.

À medida que ficam mais velhos, os caracóis adultos alimentam-se, cada vez mais, de detritos: folhas caídas, fruta podre e húmus. Deve-se alimentar os caracóis mais velhos com a mesma comida que se encontra no seu habitat.

Não há muito que aprender, a mãe natureza nos ensina. Para começarmos a criação, basta olharmos para o seu local de vivência e vermos que tipo de vegetação está no campo.

Para adiantarmos e ganharmos tempo, basta saber que as quintas estão cheias de caracóis e o plantio também, constituindo assim uma grande dor de cabeça para os agricultores; ou seja: O caracol também come quase tudo que o ser humano come.

Entre tantas as coisas que eles comem, encontramos, beringelas, couves, alfaces, pepinos, frutas e folhas, inhame, batata-doce, cascas de frutas como a banana.

Quem tiver acesso aos restos de vegetais que são jogados fora dos mercados e feiras, têm um óptimo negócio pela frente.
Atenção:
Os restos de vegetais que sobram da nossa alimentação, não devem ser dados aos caracóis, devido ao sal ou temperos existentes assim como vinagre e azeite.