terça-feira, 28 de setembro de 2010

O que come os caracóis

Imagem original: tomaradianteira.


O HELICICULTOR


O que os caracóis comem.


Os caracóis são vegetarianos e comem muitos tipos de comida e restos, frutas, cascas, restos de alface, couves, casca de banana, batata-doce, restos de comidas sem sal assim como: arroz, feijão, tubérculos, pepinos e outras plantas e vegetais. Os caracóis evitam plantas com folhas peludas ou picos ou que produzem substâncias químicas tóxicas ou certas resinas.



Os caracóis jovens preferem folhas tenras e rebentos; eles consomem cerca do dobro de comida da dos caracóis adultos. À medida que ficam mais velhos, os caracóis adultos alimentam-se, cada vez mais, de detritos: folhas caídas, folhas velhas, fruta podre e húmus. Deve-se alimentar os caracóis mais velhos com a mesma comida que os mais novos. No caso de ser necessário alterar a dieta, os novos alimentos deverão ser introduzidos gradualmente.



Os caracóis necessitam de hidratos de carbono para a energia e proteína para o crescimento. Adicionalmente necessitam de cálcio (Ca) para as suas conchas, assim como doutros minerais e vitaminas. O calor do sol é importante para a consistência da concha.



A carne de caracol tem um teor baixo de fibras cruas e de gordura; por esta razão estes alimentos têm pouca importância na alimentação dos caracóis.



Existem pessoas que dão restos de comida aos caracóis e aos caranguejos, criam-nos nos quintais. Atenção aos temperos, sal e picantes, estes (bichos) não podem comer restos com tempero.


16 comentários:

  1. Eu não gosto de caracóis, mais se ete tipo de produto dá dinheiro e emprego acho que devia ser fomentado.

    ResponderExcluir
  2. O homem ainda vai voltar para a agricultuta.
    Esta troicka vai mandar de volta os portugueses para o campo. Ainda vamos todos acabar fãs dos caracóis e das lesmas.
    Em tempo de críse não se limpam armas: Que venham os caracóis,´já agora, tragam também uma mini.

    ResponderExcluir
  3. Os caracóis sabem mesmo viver... vegetarianos! rsrs... Olá Mercedes, que bom encontrar o seu blog, pois estou lendo sobre os caracóis com a finalidade de criar um personagem para histórias em quadrinhos: ele se chama Cara e, é claro, é um sábio caracol!

    Abraço,

    Hosamis

    ResponderExcluir
  4. Rações Veríssimo, S. A.

    Fábrica de Alimentos Compostos Para Animais
    Tel.: 244 720 630 | Fax: 244 723 497
    IC2 - Boa Vista 2420-399 LEIRIA

    ResponderExcluir
  5. Olá de novo:
    Os caracóis comercializados em lisboa são provenientes de Marrocos.
    Eu li, que estes gastrópodes provém todos de criação de cativeiros e que o seu alimento principal são farinhas desenvolvidas para eles.
    Eu pergunto qual a diferença destes caracóis desenvolvidos e alimentados por farinhas e dos caracóis apanhados no campo?
    São iguais, sabem ao mesmo?
    Aguardo a sua resposta.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Isto tudo faz-nos pensar que até os caracóis já comem farinhas, qualquer dia todos os animais passam a saber "sabor" ao mesmo.
    Estamos a alterar todo o sistema natural do planeta, por isso estas novas doenças variantes de "câncros" são cada vez mais frequentes.

    ResponderExcluir
  7. O caracol tem uma vida activa desde as primeira chuvas até ao princípio do Verão, dedicando-se à reprodução, crescimento do corpo e da casca, etc. o que o mantém magro e imprestável para consumo. Nesta altura da sua vida ele gasta todas as suas reservas.
    Quando a água começa a escassear o caracol faz reservas de músculo e gordura, suspende o crescimento da casca e a ingestão de pedras para esse fim e prepara-se para ficar de 2 a 4 meses recolhido na casca que entretanto fecha com um opérculo estanque.
    É essa a altura ideal para ser consumido, pois está gordo e limpo livre de pedra.
    Quando adquirir caracóis prefira sempre os que se apresentam secos, limpos e recolhidos na casca, melhor ainda se estiver com a casca ainda fechada pelo opérculo, garantia de um animal excelente.
    Rejeite caracóis que estejam total ou parcialmente fora da casca ou com a casca suja de excrementos, sinal que já apanharam humidade e já ingeriram excrementos uns dos outros e até pedaços partidos de casca.
    Aqui, as coisas funcionam ao contrário: quanto mais “morto” parece, melhor. ( deve sempre cheirar os caracóis, rejeitando todos os que tiverem cheiro desagradável.

    ResponderExcluir
  8. Este bicho é bastante voraz e come quase tudo. Folhas, vegetais, rações, restos de conchas, papelão principalmente se estivér húmido.
    Agora já se encontra entre as rações também uma para caracóis. Quem diria que tal animal rastejante conseguiria atingir o mercado português?

    ResponderExcluir
  9. Obrigada por toda a informacão! Pode dar uma ideia de investimento necessário e se existe qq tipo de financiamento. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe me meter: O gasto com investimento depende daquilo que você quer: Depende da área, do tipo de cultura que quer produzir ou criar e do mercado que quer atingir.
      Na minha opinião: Cercar os caracóis dos lados e por cima são as maiores despesas e a outra despesa maior é que se houver um projeto com pernas para andar, vale a pena fazer uma formação de helicicultura e HCCP.

      Excluir
  10. Existem pessoas que acham nojento o consumo desses rastejantes, os caracóis comem coisas boas, tirando os jornais sujos e húmidos que são jogados no mato.
    Em cetos países como o Vietnam, os insetos já são servidos na alimentação escolar e as crianças não os trocam por um bom hambúrguer....
    Entre os variadíssimos insetos, podemos encontrar: Moscas, escorpiões, besouros, insetos diversos e formigas, sem falar nas baratas. Achamos nojento, mas esta será uma das soluções para abastecer o mundo no futuro. Na Tailândia já se cria grilos de forma industrial para o consumo humano e em muitas plantações já não se usam químicos e agrotóxicos para matar os insetos, estes são apanhados por mãos humanas para serem postos a venda em mercados de consumo. na Tailândia, uma vendedora de insetos fritos na hora e vendido em cones de jornais como se fossem castanhas assadas na brasa, fatura em média no nosso dinheiro cerca de 500,00 euros dia, o que deve dar uma média de lucro limpo na casa dos 50%,

    ResponderExcluir
  11. Existem muito tipos de práticas e muitos movimentos culturais, alguns deles acham também que o nosso consumo de carne é demasiadamente excessivo e doentio e está associada a uma grande quantidade de enfermidades e sofrimentos nos efeitos-causas.
    Está provado cientificamente que a língua da maiorias dos animais possuem menos bactérias que a língua humana, porém os animais não fazem a sua higiene bocal como nós fazemos e apesar de tantos cuidados que temos com a nossa boca, possuímos dentes mais frágeis e problemas de saúde.
    Quantos aos caracóis, já vi pessoas comerem este gastrópode vivo e cru, assim como mariscos de todas as espécies, se não fossem os humanos a poluírem a terra e o mar de certeza que o risco de contágio era mínimo. Tirando o caracol Africano que é mesmo um transmissor de doenças e os caramujos de águas paradas, os restantes tipos de caracóis não são transmissores de doenças a menos que estejam a viver em ambientes poluídos pelo homem.
    Outra curiosidade sobre os caracóis é que muitas pessoas mais atentas e com sensibilidade deixou-os de os comer devido aos animais serem cozidos em vida e há quem tenha mesmo descrito ouvir silvos de sofrimentos dos caracóis.

    ResponderExcluir

  12. Você está procurando um emprestador de empréstimo legítimo? ? Você realmente precisa de empréstimo urgente para iniciar seu próprio negócio? Você está em dívida? Esta é a sua chance de alcançar seus desejos e damos empréstimos pessoais, empréstimos comerciais e empréstimos corporativos e todos os tipos de crédito de 2% por anulação para mais informações entre em contato conosco pelo e-mail beverlyloan.institute@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenha vergonha: Não use os blogues informativos para impingir dividas as pessoas, elas se quizerem um crédito vão aos bancos que são mais rápidos e fiaveis. O objetivo descrito neste blog é tentar reciclar e não gastar dinheiro com a produção artesanal de caracol....

      Excluir