terça-feira, 17 de agosto de 2010

Temperatura e clima


Requisitos e restrições climáticos e ambientais quanto à criação de caracóis

A partir das descrições das três espécies principais de caracóis torna-se claro que os caracóis, na sua condição de animais de sangue frio, são sensíveis as mudanças de temperatura e humidade atmosféricas e não se diferenciam muito de outras raças.

Os caracóis, são capazes de tolerar uma variedade de condições ambientais, mas quando a temperatura e/ou a humidade não são do seu agrado, eles entram em dormência, ou seja hibernam.

O caracol recolhe todo o seu corpo dentro da sua concha, selando a abertura de entrada com uma camada branca, calcária para prevenir a perda de água do seu corpo. Esta reacção é típica de todas as espécies de caracóis.

Os caracóis recolhem-se nas suas conchas se a temperatura for demasiado elevada ( c. 30 °C,) ou se a humidade do ar é demasiado baixa, ( c. 70-75% de humidade relativa),

Os caracóis hibernam caso a temperatura baixe para menos de (c. 5 °C).

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, eles são muitos resistentes.

4 comentários:

  1. Os caracóis são muito resistentes, ao contrário do que as pessoas pensam são muitíssimos resistentes e conseguem ultrapassar quase todos os obstáculos.

    ResponderExcluir
  2. Conseguem ultrapassar quase todos os obstáculos menos ao meu pé 🐌

    ResponderExcluir
  3. tenho um caracol de estimação, é muito interessante observa lo... foi salvo de uma morte horrivel, pois ia ser cozinhado vivo :( neste momento esta num periodo de estivação, enrolou se na terra e esta a dormir a 6 dias....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguem sabe por quanto tempo um caracol aguenta hibernado????

      Excluir