segunda-feira, 20 de junho de 2011

Caracóis e o Verão

Imagem de: MariaJoãoCorreia


Começou o verão, o calor já começa a apertar, a função pública já começou a receber os subsídios de férias.


Agora as pessoas começam a activar os seus cartões de créditos para a grande corrida as férias. A maioria prefere as praias, outros os campos e os mais endividados ficarão em casa e procurarão outro tipo de entretenimento.


Uma coisa é certa, a maioria destas pessoas tem em comum é o consumo de mariscos e caracóis, seja em Portugal, Espanha, Itália, França e em vários países da Europa.

Já começa a chegar o mês de Julho, dentro das estufas respira-se uma Primavera delicada. O sistema de rega acabou de lançar água sobre os canteiros onde milhares de caracóis estão a sair para se alimentarem.

Existe muita humidade no ar, os trevos e couves e diversos tipos de vegetais verdes foram plantados por mãos humana e em condições ideais. Agora servirão de alimentos para estes gastrópodes famintos, juntamente com as rações.


O mercado do verão aguarda ansiosamente estes caracóis e caracoletas, que ajudarão os adeptos a beberem milhares ou milhões de litros de cervejas. Já se houve anunciar nas esplanadas dos subúrbios que este fim-de-semana há caracoladas. Já há marcações para comer caracóis na Dª Ana, no café do Canelas e nas esplanadas locais.


Os pedidos não param de chover. Para o helicicultor começa a época de ouro. Há que trabalhar duro nestes três meses de verão. As encomendas não param de chegar, os pedidos por telefone são constantes.


As toneladas de caracóis marroquinos já começam a chegar em Portugal para abastecerem o mercado Algarvio e as grandes cidades.
O objectivo é que alcance em breve a dimensão ideal para serem comercializados. Ou seja, consumidos, comidos e suficientes para abastecer o mercado nacional.


Aqui, através de um bom prato de caracóis podemos ouvir todo tipo de conversas, críticas e opiniões. Os caracóis acompanhados com uma boa “IMPERIAL” têm esse efeito nas pessoas.


Não importa nesta hora se são adeptos do Benfica, Sporting ou do Porto assumidos ou não. Que votou PSD e depois PS, ou vice-versa, é coisas que não têm importância. O caracol provoca reacções diversas nas pessoas.


Para alguns, eles não passam de lesmas com casca. Outros comparam o sabor ao das ostras, de quem, afinal, são parentes próximos. Em Portugal, comem-se essencialmente cozidos, como petisco ou feijoada de caracóis no restaurante.


O importante é aproveitarmos este verão e deixarmos a crise do lado de fora, afinal Portugal parece que nunca chegou a sair da crise.
Vai uma “mini”?

4 comentários:

  1. "São recomendados nos casos de raquitismo e no combate ao colesterol. Graças ao alto teor de sais minerais e ferro, são úteis durante a gravidez e amamentação..." pois é
    Pesquisas demonstraram o alto poder cicatrizante desta substância. Segundo investigações a baba do caracol é rica em aminoácidos e vitaminas.

    ResponderExcluir
  2. Olá Mercedes: A corrida aos caracóis já começaram aqui no Cartaxo e em Almeirim.
    Este ano há muitos vizinhos que não vão alugar casa na Nazaré ou na Praia da Rocha. O investimento é um fim de semana no Baleal e durante a semana útil, uma caracolada com os amigos.
    Felicidades!!!

    ResponderExcluir
  3. Sou Americano. Os meus sogros vêm visitar no fim de Septembro e eles queriam comer caracois. Há um lugar onde nos podemos comer caracois neste tempo? Claro que eu sei que a estação de caracois é de Abril/Maio até Julio/Agosto, mas eu queria saber se algum lugar ainda os tenha no fim de Septembro. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Peço desculpas pela ausência, estive fora mais de um mês.
    Aqui em Portugal é possivel encontrar em vários cafés os famosos caracóis.
    O ponto forte de consumo, são os meses de verão, mais como a maior parte dos caracóis são criados em cativeiro e entra muita importação, é possives encontra-los até o inicio de Outubro.

    ResponderExcluir