Ultimamente tenho recebido por email, diversos tipos de perguntas, na maioria feita poir pessoas desempregadas e que procuram respostas para a helicicultura e para a agricultura.
Na agricultura, as pessoas querem o afastamento das lesmas e dos caracóis.
Aqui, como meio mais ecológico para o afastamento de pragas é utilizado, borras de café em volta de cada planta. Solução fácil e barata. É só pedir ao café "vizinho" as borras do fim do dia.
Outra solução usada é a areia em volta das plantas, o caracol têm dificuldade em andar em cima dos grãos desta, já que ele desliza em cima de uma enzima produzida por ele.
É comum também o uso das cinzas do churrasco, porém deve-se ter atenção a gordura e o sal que prejudicam as plantas.
A cerveja também é usada como armadilha para as pragas, no caso caracóis e lesmas que se sentem atraidos e acabam afogadas nos recipientes e pratos que contêm a cerveja.
Geralmente, põe-se um pequeno vaso em cima de um prato com a cerveja, ou faz-se um pequeno fosso em volta da planta que se pretende proteger, com o fundo em plástico para o liquido não ser absorvido pela terra.
Há quem utilize, iscas granuladas pra lesmas, caracóis e caramujos , dá um ótimo resultado e é bem mais prático , apenas não pode ser molhada , pois perdem o efeito, para quem procura meios ecológicos, este é dispensado.
Quanto aos insectos nas árvores de fruto: Uma solução ecológica é: Pendurar garrafas (PET) de um litro e meio de água mineral, onde um ou dois frutos triturados e misturados com uma boa quantidade de água e açucar, poder ser até 300 gramas de açucar.
Este modo de protecção só serve para o fruto da árvore que se queira proteger.
A garrafa deve ser cortada e retirada uma parte do plástico, como se fossem uma janela para que os insectos possam entrar.
Veja o exemplo do Globo Rural. Existem muitas soluções liquidas e de misturas, mas prefiro o açucar misturado com o fruto da árvore a defender.
É curioso a quantidade de soluções que podemos encontrar para combater as pragas de forma natural.
ResponderExcluirÉ claro que a indústria química não acha nada bom este tipo de divulgação.
No norte do país encontrei muitas garrafas de plástico cheias de água penduradas nas casas. objectivo: Afugenta as moscas parabéns por estas curiosidades.
Gostei Palo!!!
ResponderExcluirTudo o que é natural é bom.
É pena que nós não aproveitamos os espaços urbanos e os terrenos baldios para implantar agricultura de subsistência e promover o combate natural das pragas sem afectar o meio envolvente.