sexta-feira, 20 de maio de 2011

Respondendo perguntas

Olá Amigo:
Quando este blog nasceu, os caracóis não estavam tão explorado, mas nestes ultimos dois anos devido ao desemprego e devido ao facto de haverem pessoas com muitos hectares de terra, muitas pessoas abraçaram este projecto.


Havia fundos antes da crise, mas foram suspensos.
O meu negócio não são a criação de caracóis, tive que pesquizar e criar uma empresa fitícia para defender uma "tese", mas o meu desenvolvimento do "NEGÓCIO DE CARACÓIS" foi na realidade criar um pequeno mercado paralelo.

Durante o meu Curso de Marketing, construi um viveiro de caracóis com ym amigo no qual os observei e os criei. (cuidava e criava)

O meu negócio foi criar de forma mais barata possivel, através de reciclagem de materiais apanhados nas ruas tais como: Plásticos, paletes, madeiras, peneus, telhas e outros materiais. Foi apanhar restos de vegetais nas feiras e hipermercados para a cultura dos caracóis.

Posso dizer que foi um sucesso, pois esses frágeis "bichinhos" são mais resistentes do que pensamos.

A idéia de realização do dinheiro pelo meu trabalho, na verdade foi vender o meu produto aos cafés locais que me pagam sem perguntas e sem burocracias e facturas a quantia de 2,00 a 2,50 euros o caracol pequeno e 3,50 a 4,00 eurpos a caracoleta.

Evitei assim grandes investimentos e fui buscar algum dinheiro para o meu dia-a-dia. (neste momento devido ao apoio à minha família e aos meus estudos) tenho estado parado. Mas, no futuro pretendo recomeçar, mais sem grandes investimentos, pode-se dizer que quero uma cultura de subsistência, tirando dali um rendimento extra.

Para defender a minha tese, tive que além de construir 2 blogues para a comunicação, tive também que construir o viveiro num barracão emprestado.
Os blogues são:


http://negociosdecaracois.blogspot.com/
e
http://projectocaracol.blogspot.com/
Para quem quer investir nesta área têm que adquirir conhecimentos e conquistar mercado ou então ir devagar sem muito investimento, primeiro conquistando os cafés e restaurantes locais e pouco a pouco ir avançando.

Espero que esta conversa tenha sido de utilidade para ti. Boa sorte e bom fim de semana
.

2 comentários:

  1. É muito elucidativo este seu comentário, na actual crise ou conjuntura em que vivemos, pode-se dizer que não vale a pena arriscar muito e é melhor começar devagar.
    O grande mercado é só para grandes investidores, por isso eles preferem na maioria das vezes importar com 1/2 factura umas boas toneladas de Marrocos.

    ResponderExcluir
  2. Olá:
    Como disse, eu sou apologista da reciclagem e o meu trabalho com os caracóis foi quase a custo "ZERO". Fui a urbanizações novas, onde eram quintas ou onde havia terrenos com muita água, pela manhã e no espaço de uma hora apanhava cerca de 2 a 4 kilos de caracóis de todos os tamanhos.

    O meu negócio era comercializar os caracóis sem a abertura legal de uma empresa, mas devido ao projecto que tinha que defender tinha que a tornar o mais "LEGAL" possivel. Por isso o blog trata e faz alusão a um verdadeiro projecto. Ver Projecto Caracol.

    Ao fim de uma semana já tinha cerca de 10 ou mais kilos e depois alimentava-os e observava-os. Este estudo foi durante pouco mais de 6 meses e não morreu nenhum caracol, a não ser os que pisei sem querer.

    O dinheiro gasto, foi em pregos e em veneno a volta do viveiro para impedir que um formigueiro nas proximidades pudesse atacar os caracóis.
    Durante este espaço de tempo reparei que havia muitos terrenos na redondesa, sem caracóis. Cartaxo, Vale de Santarém e fui a procura de respostas, Descobri que as familias ciganas fazem a apanha dos caracóis muito cedo e também vendem aos cafés e nos mercados, mas não produzem. Eles (ciganos) são responsáveis pelo desaparecimento dos gastrópodes de muitas regiões. Estas familias apanham na mata também espargos e oréganos e comercializam nas ruas junto aos mercados.

    Existem bons negócios com pouco investimento e com a Internet isto é possivel.
    É o caso da hervanária, quem explora esta área, seca as plantas, prepara os pacotes de chás, faz incensos e estuda e se informa das propriedades do produto e para que serve, têm grandes chances de vencer com pouco investimento.

    As ervas de cheiro e temperos tambêm é um bom mercado. A melhor maneira de vender os produtos com menos investimentos são as feiras e os mercados, o espaço é pago ao metro quadrado, sai relativamente barato. Nas Câmaras tira-se o cartão de feirante.
    As feiras e os mercados para produtos desta natureza, permitem o comerciante fugir aos impostos declarando apenas aquilo que quer, desta forma não se ultrapassa os valores previsto por lei, permanecendo assim na insenção. O pior ou melhor é que se têm que descontar o mínimo para a segurança social, caso se queira legalizar dando o inicio de atividade.

    O artesanato é outro ramo que se pode associar ao negócio, pois qualquer um desses itens é dificil controlar a produção, pois até de lixo podemos criar uma peça. por isso é que os mercados quinzenais em determinadas zonas do país está crescendo.

    Eu sou apologista que todos devemos pagar impostos mais para isso precisamos ter a certeza que o negócio garanta a nossa sobrevivência, senão afundamos mesmo antes de começar a aquecer devido as grandes taxas tributárias impostas pela lei.
    Espero ter sido útil.
    Um abraço.

    ResponderExcluir