Cozinhar um gastrópode não é para todos, pelo menos para conseguir o toque que os torna num dos petiscos preferidos dos portugueses. Franceses e Marroquinos cozinham os caracóis de forma diferente. Saiba como. ...
Experimente você mesmo(a) a fazer os seus caracóis, pode optar pela receita convencional ou - se já for um(a) cozinheiro(a) experiente, tentar reproduzir a receita francesa de Ravioli de Caracol com suco de agrião e caviar de caracoleta.
Receita de caracóis à portuguesa:
Ingredientes:
- 2 kg de caracóis
- 80 g de alho
- 60 g de cebola
- 2 cubos de caldo de galinha
- 2 a quatro malaguetas (a gosto)
- Orégãos em rama
Preparação:
Lave bem os caracóis em água corrente antes de começarem a ser cozinhados. Certifique-se de que todos os animais estão vivos antes de os meter no tacho, retire as 'tampinhas' que fecham a casca, caso necessário.
Coloque- os num tacho largo e cubra-os com água até uma altura de dois dedos acima do nível dos caracóis. Deixe-os durante dez minutos até saírem todos da casca. Inicie a cozedura em lume brando, sem os temperos, que só deve adicionar depois de os caracóis terem morrido.
Após colocar todos os ingredientes, deixa-se cozinhar até levantar fervura. O molho só deve ferver durante três a quatro minutos. Os orégãos em rama são mergulhados durante a fervura e retirados mal se apaga o lume. Deve deixar os caracóis a repousar durante dez minutos antes de servir.
Veja o VÍDEO do EXPRESSO
Nenhum comentário:
Postar um comentário