quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Curiosidades da Borgonha

Há uma abundância de outras carnes, se você não é um comedor de frango ou carne, presuntos variados, cabeça de lebre, panturrilha e até mesmo alguns peixes de rio – geralmente cozido em vinho branco, com bacon, cebola, alho e manteiga. Finalmente, é claro, existem os caracóis, e embora muita gente vai virar o nariz para eles, os humildes “escargots” são deliciosos, servidos como eles são cozidos com Chablis, cenouras, cebolas e cebolinha, em seguida, recheado com manteiga de alho e salsa . Se você se considera um conhecedor, você pode querer considerar os caracóis negros (o melhor dos quais são criados em folhas de uva), que são considerados entre os melhores na França!
Ver notícia completa em:

Imagem de:qvinho
Comer bem em seu acampamento de férias na Borgonha

A região da Borgonha não é famosa apenas pelos seus vinhos. Uma certa iguaria presente nos mais finos restaurantes de todo o mundo, faz as honras de embaixadora da gastronomia dessa região: os escargots ou lumachi para os italianos. Esses caracóis herbívoros de apetite voraz constituem a base de requintados pratos da culinária borgonhesa. Se bem que nos últimos anos os caracóis já não figuram com o mesmo peso nos cardápios dos grandes chefes. A espécie mais utilizada é o Helix Pomatia, também conhecida como Escargot da Borgonha.

Há alguns anos esses animais fizeram história no cinema, e se não causaram enjôo, no mínimo proporcionaram algumas boas gargalhadas. Quem não se lembra da cena de Julia Roberts com Richard Gere, no filme Uma Linda Mulher? A protagonista, durante um fino jantar de negócios, faz um dos caracóis voar longe! Tudo bem, brincadeiras a parte, muita gente se não tem preconceito quanto a experimentar esses saborosos gastrópodes, no mínimo fica preocupada quanto ao ritual para servir ou comê-los. Mas, se você tem vontade de prova-los vá em frente!
Ver maia: Borgonha

Nenhum comentário:

Postar um comentário