terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Os caracóis

Falar de caracóis:
Divagando:
Os caracóis gostam pouco do sol, mas os seus raios de calor, emanado por esta estrela de 5ª grandeza é essencial para a consistência da sua casa (concha). A falta desta radiação, torna os caracóis mais moles e suas cascas mais frágeis.
Os caracóis gostam de dias húmidos e amenos, gostam também do crepúsculo e da noite. No escuro são menos visíveis pelos predadores e o seu corpo mole e carnudo necessita de humidade.
Para evitar a desidratação, o caracol tem o corpo envolvido por um muco, o mesmo muco libertado por este gastrópode, impede que o seu corpo toque na superfície por onde passa, assim como uma sola do sapato, permite que este deslize facilmente evitando ferimentos.
Os caracóis não ouvem e não têm a visão desenvolvida.
A sua concha em espiral abriga os órgãos, diminui o calor e é uma protecção contra a desidratação.
Em caso de perigo, o caracol recolhe o pé e a cabeça para dentro da concha, deixando na sua superfície o muco para afastar pequenos predadores.
O seu muco, também serve de reparador das fissuras sofridas pela sua concha.
O caracol, pode entrar em dormência. Para isso sela a abertura da concha com muco espesso podendo assim colar-se a uma superfície. É por isso que os encontramos agarrados aos troncos, folhas, ou muros.
Segundo alguns estudiosos e observadores, os caracóis mantêm o sítio onde ficam em dormência e é através do rasto mucoso que voltam a esse local.
Seus predadores são muitos: As lagartixas, aves, ratos e insectos são apenas alguns dos seus inimigos naturais, sendo o homem o principal desestabilizador do seu equilíbrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário