terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Terrário de caracóis

Fazer um terrário ou um viveiro para observar os caracóis.
Este terrário é muito bom para o desenvolvimento das crianças, assim como os caracóis. Nos EUA, há muitos trabalhos de observação da natureza, entre eles existem terrários de formigas, minhocas, bichos da madeira, aranhas e etc...
Terrário
Arranjar uma caixa se possível transparente. Cobrir o fundo da caixa com dois dedos de terra (terra de plantas). Num lado da caixa, colocar o alimento (legumes, verduras, cascas de cenoura, rodelas de pepino, outros) e um papel humedecido.
Num dos cantos opostos a alimentação do caracol, criar o refúgio obscurecido (escuro), formado por aglomerado de folhas secas mas húmidas, cascas de árvores ou até pequenas armações de papelão.
Observação: Ponha também um papel humedecido e mude-o semana a semana. A utilidade deste papel que pode ser um guardanapo é fazer parte da construção do refúgio. Entre outros materiais, o papel pode se misturar com as folhas secas ou cascas de árvore com o objectivo de dar consistência ao refúgio e manter a humidade.
Apanhar num dia húmido, uma caracoleta ou caracol grande, tendo em atenção o lugar e o ambiente onde este foi apanhado.
Após introduzi-lo neste pequeno viveiro, deve-se borrifa-lo com água de tempos a tempo, e também o seu novo habitat.
De 3 em 3 dias fazer a limpeza do terrário, removendo assim os excrementos do caracol e os restos de comidas.
De vez em quando, assim pelo amanhecer é bom deixar o sol incidir sobre o terrário, pelo menos durante uns 15 minutos, para que a concha tenha mais consistência.

Um comentário: