segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O fim de 2012 aproxima-se, o inverno avizinha-se, o aumento de humidade acontece e o caracol começa a preparar-se para hibernar conforme vai baixando a temperatura.
No verão da-se o fenómeno da estivação, com o aumento das temperaturas a naturalmente a redução da humidade e o caracol também se recolhe, saindo das suas casas em noites mais frescas ou após uma boa chuvada.

Portanto, já está acabando mais um ciclo de consumo de caracóis e agora só resta aos apreciadores deste petisco esperarem novamente pelos meses de:
Maio, Junho, Julho e Agosto do próximo ano, ou seja: 2013

Deixo aqui imagens da feira do caracol, esta feira para mim é a melhor e a mais bem organizada do país.

 
Continuando a conversa, os caracóis começam a sua hibernação nos meses de inverno.
A reprodução ocorre entre  15 de Setembro e 15 de Outubro, por isso nota-se a quebra do consumo após o verão, excepto a caracoleta que há o ano inteiro, mas o consumo é muito inferior ao do caracol pequeno.
 
Do acasalamento até à desova varia consoante a temperatura, mas ronda os 15 a 17 dias.
Para pôr os ovos, o caracol escava um buraco na terra com 3 a 4 cm de profundidade, no qual introduz a parte anterior do seu corpo.

Esta desova, chamada postura dura várias horas e o caracol põe entre 60 e 150 ovos com 4 mm de diâmetro. De seguida, o caracol cobre o buraco, iniciando-se a fase de incubação (14 a 30 dias, de acordo com a temperatura).

Com a eclosão dos ovos, o caracol nasce já formado (designado nesta altura por Alevin), com uma casca de 3 mm e pesa em média 27 mg. Fica no seu "ninho" durante alguns dias, alimentando-se dos resíduos orgânicos e dos restos dos ovos.
 
Aqui está um site de interesse para os interessados em caracóis. Veja em; Helixarunca
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário