quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Confira este vídeo incrível do MSN - Invasão de caracóis africanos

Confira este vídeo incrível do MSN - Invasão de caracóis africanos

Este ano de 2012 ocorreu mais uma invasão de caracóis africanos, desta vez, na Flórida.

Caracóis  do tamanho de uma mão  invadiram o sul da Flórida, nos Estados Unidos. As autoridades americanas lutam para deter o avanço de caracóis africanos gigantes.
Segundo as autoridades de inspecção local, as equipes de inspeção dos Estados Unidos recolheram mais de 35 mil caracóis africanos só neste inverno
 

No ano passado, em 2011, Miami (EUA) também foi invadida com a praga de caracóis africanos da raça Achatina Fulica, cujos caracóis chegam a pesar cerca de 0,250 Gr.  cada um.

O caracol africano  é considerado perigoso e é uma das maiores espécies de caracóis terrestres. Este gastrópode não é comestivel, pelo menos por nós seres humanos citadinos. O caracol africano pode por cerca de 1200 ovos por ano, o que o torna uma grande praga para os jardins e para a agricultura.
Este caracol, também conhecido por Achatina Fulica, é altamente nocivo para a natureza e para o ser humano. Alimenta-se de cerca de 500 tipos de plantas, danifica estruturas de gesso e estuque, onde busca o cálcio para a sua concha e segrega uma bactéria mortal que pode originar meningite nos seres humanos.
 
O Achatina Fulica, dexa escrementos nas paredes, segregs e produz uma grande quantidade de baba, por isso deve-se usar luvas ou agarralo com cuidado para não entrar em contacto com o liquido.

Um comentário:

  1. Estes gastrópodes africanos metem respeito. A baba destes animais é tão intensa que quando agarramos o bicho, ao inverter a concha, o liquido escorre abundantemente como se tratasse da abertura de uma torneira.
    Este liquido ranhento e pegajoso é perigoso para as pessoas.
    O caracol afrricano pertence mais a classe dos caramujos e é nestes tipos de caracóis com conchas mais ponteagudas que se encontram mais parasitas transmissores de doenças. Entre as doenças podemos encontrar a esquitossomose derivado dos caramujos de água parada, cujo contacto é por via da pele, onde o parasita atravessa e se instala roubando assim qualidade de vida ao ser humano e também a meningite.

    ResponderExcluir