quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Caracoleta

A caracoleta é outra fonte de rendimento para as casas de petiscos.
Muitas pessoas não sabem a diferença entre caracóis e caracoletas, mas a verdade é que esta representa outro "NICHO" de mercado.

Os restaurantes pagam cerca de 6 euros por quilo ao produtor e quatro sem factura aos freelancers dos caracóis (atravessadores não legalizados), um restaurante vende uma dúzia que pesa cerca de 200gr.  a 3,00 euros e se for uma casa mais fina, cerca de 5,00 euros.

Estas podem se confeccionadas de diversas maneiras. Podem ser fritas, grelhadas, guisadas, assadas no forno e de outras maneiras.

A manteiga e o alho são ingredientes fundamentais na maioria dessas receitas, sem esquecer o piri-piri que é muito importante para que o cliente consuma cada vez mais bebidas.

O segredo desta iguaria é justamente fomentar no cliente a vontade de consumir mais produtos e despertar a fome e a sede. 
A maior procura é pelo caracol, mas o curioso é que muitos consumidores de caracóis não apreciam a caracoleta, devido ao seu tamanho.
Os entendidos na matéria explicam que o período de Maio a Agosto é o ideal para o consumo desta iguaria, pois é nesta altura que termina o ciclo de criação da espécie, pelo menos em Portugal.

3 comentários:

  1. Eu gosto de caracóis, mas comfesso que os grandes assemelhan-se mais as lesmas, além do preço, os portugueses aderem menos.
    Em França e a em alguns grandes restaurantes de renome, as caracoletas grelhadas com manteiga e alho são muito procuradas pela nata da sociedade e os preços desse petisco acompanhado de um bom vinho chega a valores gastronómicos/astronómicos inacessives para o "Zé Povinho".
    Seja bem vindo das férias.

    ResponderExcluir
  2. Também confesso que não sou muito apologista das caracoletas, mas respeito quem goste.
    Na minha opinião, devemos aprender a comer um pouco de cada coisa porquê com o passar dos anos a nossa comida será cada vez mais química e sintética e se calhar, acabaremos por comer até folhas das árvores.

    ResponderExcluir
  3. Tenho andado a apanhar caracoletas que guardo numa caixa especial, sempre com água e comida para elas, o intuito é fazer uma feijoada com as caracoletas!!!
    É óbvio que não obrigo ninguém a comer, quanto mais sobrar mais eu como!!!

    ResponderExcluir