quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Negócio? Para quem???

Tenho ouvido queixas de pessoas insatisfeitas. Segundo me contaram e me enviaram por escrito e também pode-se encontrar na "NET", queixas de insatisfação e frustação de novos helicultores.
Segundo eles: Sentem-se enganados.
Um deles diz que foi incentivado no negócio, comprou as crias e depois de desenvolver o negócio ninguém as compra e que os envolvidos no negócio só falam de lucros.

Isto quando começou era uma mina de ouro e para muitos são é claro que quando os "GRANDES" farejam dinheiro, entram com tudo no mercado, prejudicando os pequenos e os iniciantes no negócio.

O negócio é bom, mas quem está por baixo tem que começar suavemente e para isso é preciso conhecer o mercado, o preço e fazer "NICHOS" de mercado.
O objectivo é crescer gradualmente e alargar aos poucos o circulo de actuação.

O sonho de que a criação de caracóis era uma excelente oportunidade de negócio, assim uma espécie de "jubileu dourado" que se podia ter como segunda ocupação, durou alguns anos e quem embarcou nele não se arrependeu.
Começar pelos vizinhos é uma boa pespectiva.

No ano passado, nesta mesma data, o kg. do caracol pequeno estava a 1,99 euros num hipermercado de Santarém, este ano o kg. do mesmo gastrópode foi vendido a 2,90 euros.

Não se consegue entrar numa briga de gigantes, mas com pouco investimento pode-se roubar muita clientela a esses lideres de mercado, inclusive fugir ao fisco.

É bom ter formação, mas temos que ter atenção se nós pequenos investidores não estaremos a engordar grandes empresas que nos prometem um negócio de futuro que na verdade só eles ganham.

O caso dos diversos cursos que as empresas de formação vendem, são uma "treta", o único a ganhar com os cursos são os empresários e formadores, porquê quando o formando chegar ao final e conseguir o canudo, descobrirá que não há mercado de trabalho.

O caso da formação de formadores, somente os Licenciados e Doutorados é que conseguem dar aulas, os com o 12º ano ficam com o curso na gaveta, mas investiram tempo e dinheiro. Só a cunha ajuda nesse caso.

Quando as empresas, publicitam muito as formações numa área de sucesso, as vezes o nicho verdadeiro alcançado pela empresa é a formação e não a produção de produtos. Na verdade isto é Marketing, vende-se a idéia que muitas vezes não corresponde as expectativas.

Um comentário:

  1. Concordo no que diz respeito aos grandes empresários.

    A verdade é que quando os senhores empresários sentem o cheiro da oportunidade e do dinheiro fresco manipula as leis e as regras, se pudessem monopolizavam tudo para que os pequenos não pudessem ser independentes. Esses cursos de formação é uma mais valia, mas a verdade é que á empresários a acenarem os caracóis como um negócio de grande rentabilidade, quando o seu principal comércio é a formação e a venda de produtos e crias.
    Podemos colocar no pacote de venda ao formando, "alevins", redes, maternidades, infraestruturas diversas entre outros. No final das contas, se o formando mergulhar no "sonho" acabará por gastar uns milhares de euros e se não tiver conhecimentos no mercado, venderá os caracóis a quem???

    ResponderExcluir