quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Sabedoria popular

Uma das situações que me perguntam, são o problema com as formigas. há algumas espécies de formigas que atacam os"CARACLÁRIOS" (viveiros), falando com o povão, estes dão as soluções.
Imagem de: Caminho do Careca

Siga o rastro das formigas para ver por onde elas entram no viveiro e onde é o formigueiro.

Tabaco (de enrolar) para cachimbo. foi uma das soluções ditas por um leitor deste blog. 
Segundo esta pessoa, o  tabaco deve ser mergulhado em água morna durante a noite para soltar sua essência na água. 
Deve ser feito um chá e depois coado e em seguida despeje a água de tabaco sobre o formigueiro. Segundo este leitor as formigas morrerão imediatamente.

Outra forma consiste em tapar os buracos por onde elas entram.
Siga a trilha das formigas até onde elas entram no viveiro. Localize os buracos e tape-os com sabão ou cola. Isto vai evitar delas sentirem o cheiro de sua casa e então passe para a etapa seguinte.

Trilha das formigas. Coloque talco de bebê na trilha das formigas. Isso vai matar o restante delas. Quando as formigas estiverem mortas, varra o talco e as formigas. Se você não tiver talco, chilli em pó funciona também.

Há quem uze pó de café ou cinzas do carvão para broquear e afastar as formigas, da mesma forma que uzam para afastar os caracóis da agricultura de subsistência.

Giz. Se elas entram no viveiro por uma janela ou porta, use giz para impedí-las de entrar. Faça uma linha ao redor da janela ou da porta e veja como as formigas não entram.

Estas são apenas algumas maneiras de matar formigas ou afasta-las de forma simples sem prejudicar outros ecosistemas, evitando assim os pesticidas que trazem efeitos nocivos para a saúde humana e para outros animais.

PS.

Outras dicas enviadas por leitores.

Para uso mais caseiro é comum outras soluções, pois parece que o uso de substâncias com odor forte as afasta.

Se elas estão dentro de móveis ou  armários: distribua folhas de louro, ou um punhado de cravo da índia (de preferência, coloque dentro de um embrulho feito de tule ou compressa de gase), este odor fará com que elas abandonem o recinto.

Dentro do açucareiro ou caixas com bolos: Coloque um pouco de cravo da índia dentro de um saquinho poroso (tule, gase), e deixe-o dentro do recipiente. Para o cheiro do cravo não permanecer, troque a cada duas semanas.


Em arbustos ou árvores: Amasse bem algumas pimentas vermelhas, até fazer um suco grosso. Molhe um pano neste suco e amarre em volta do caule da planta ou pincele o tronco.

Use também chá de hortelã e pulverize sobre os cantos onde quer evitar o aparecimento das formigas, podendo ultilizar também em plantas.

No canteiro de flores: Borrife suco de limão ou chá de hortelã na entrada do formigueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário