quinta-feira, 26 de março de 2009

Caracol versus Celulite.

CIÊNCIA

Baba de caracol pode ajudar a reduzir a celulite
A solução para o problema que afecta cerca de 90 por cento das mulheres pode estar perto. Um estudo, realizado pela investigadora mexicana Iliana Méndez Barajas, revela que a baba de caracol pode ajudar a reduzir a celulite.
Um estudo recentemente divulgado pelo Instituto Politécnico Nacional (IPN) do México revela que a baba de caracol pode ajudar a combater um dos problemas que, actualmente, afecta a grande maioria das mulheres.
A pesquisa, realizada por Iliana Méndez Barajas, investigadora do Centro de Estudos Científicos e Tecnológicos Miguel Othón de Mendizábal do IPN, revelou que a baba da espécie Hélix hortensis é muito eficaz na redução da celulite.

A celulite é um termo comum usado para descrever as bolsas de gordura acumuladas por baixo da pele causando covas nas ancas, coxas, nádegas e abdómen. Este problema estético afecta 90 por cento das mulheres logo após a adolescência e raramente acontece nos homens.
Recentemente, uma empresa de criação de caracóis mexicana exportou 1.250 litros de baba de caracol pelo preço de 10 euros por litro (aproximadamente), com destino à elaboração de produtos cosméticos para o Japão e Estados Unidos.
Quando tudo indicava que a principal utilidade dos caracóis era a gastronomia, a indústria cosmética desviou-os para novos caminhos.

Baba de caracol cicatriza e rejuvenesce a pele

A secreção é rica em aminoácidos e já tratou até queimaduras nucleares

Outras notícias.

Não é só na gastronomia que os caracóis são utilizados. Estudos comprovam que a Baba do Caracol Cryptomphalus aspersa também é responsável por uma pele mais bonita e saudável. Ela é composta por proteínas, colágeno e alguns sais minerais que suavizam as rugas e rejuvenescem a pele.

O uso da Baba do Caracol tem uma longa tradição na medicina popular, que se mantém até hoje. Em 1986, a substância foi utilizada com grande sucesso em queimaduras de vítimas do acidente nuclear de Chernobyl, na ex-União Soviética. A secreção produzida pelo molusco quando sofre irradiação, possui alto poder cicatrizante, pois é rico em aminoácidos e vitaminas.

Além dos casos de queimaduras, o tratamento com a Baba do Caracol tem sido indicado para peles maltratadas pelo e ressecadas, assim como no combate a estrias, acne, manchas em geral e picadas de insetos , acrescenta a farmacêutica da Pharma Nostra, Ana Paula Fidélis. Segundo ela, o extrato de caracol pode ser utilizado em produtos pós-sol, pós-depilação ou peeling, e em géis hidratantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário