quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A verdade sobre o Caracol Africano

Medo. Nojo. Repugnância!!! Esses são alguns dos efeitos que alguns sentem quando se deparam com o gastrópode Achatina fulica, ou simplesmente - como a maioria conhece - o CARACOL AFRICANO. Entretanto, poucos sabem que outros animais como cães, gatos, pombos, bois, cabras, ovelhas, cavalos e porcos são capazes de causarem muito mais enfermidades.
Segundo Mauricio Aquino, mestrando em Ciência da Saúde da UFAL e coordenador do blog CaracolAfricano.com - técnico e profissional da área - fazem um “alarde desnecessário”, divulgando exceções sobre os riscos potenciais do Caracol Africano como se fossem regras e o aponta este comportamento como o grande responsável pela acelerada infestação do ambiente rural e urbano, além da destruição de diversos representantes da nossa fauna nativa: caracóis, lesmas e caramujos brasileiros ameaçados de extinção.
“A Rede Globo no país todo, publica muita informação equivocada sobre o caracol africano, especialmente, sobre as doenças que ele nunca causou no Brasil até agora. Não que ele não seja capaz; mas a Meningite Eosinofílica (ME) e Estrongilíase Abdominal, por exemplo, as duas principais enfermidades associadas frequentemente ao Africano, só são transmitidas quando o caracol é consumido cru ou mal cozido, habito mais comum nos países asiáticos", afirma Aquino.
 
Veja a notícia completa em: EXTRALAGOAS em A verdade sobre o Caracol Africano

Nenhum comentário:

Postar um comentário