sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Uma pequena passagem pelo país.

Caracóis, Pipis, Moelas, Tapas, são apenas uns dos muitos petiscos que podemos encontrar nas feiras e nas casas especializadas em petisco.

Os caracóis são o centro da atenção e estes são confeccionados com quase tudo, ora com favas, com massa, com alho, com farinheira… Neste festival tudo vai bem com caracóis! Ou os caracóis encaixam em tudo! Atreva-se a experimentar!

Cada cozinheiro têm o seu segredo o mais difícil talvez seja ligar o molho aos petiscos, não importa, a verdade é que este tipo de evento está cada vez mais presente na vida dos portugueses e o seu auge é sem dúvida o verão.

O que está cada vez mais em voga são os festivais dos caracóis que acontecem um pouco por todo o país.

Podemos citar vários exemplos dessa febre de verão onde o ponto forte são os meses de Junho, Julho e Agosto.

Este ano que passou (2012), aconteceram várias feiras deste género e que já adquiriram o estatuto de feira anual.

Entre elas encontramos:

O Festival do Caracol Saloio em Loures que terminou dia 29 de Julho e deixou muita boa gente com saudades.

Quem vai a um festival gastronómico dessa natureza cujo prato principal é o caracol fica abismado devido a multidão de portugueses e estrangeiros que procuram esta iguaria gastronómica.

Para alegrar a festa e os milhares de portugueses que passaram pelo pavilhão, não faltaram:

Nelo Ribeiro que cantou alegremente todos os sucessos portugueses do passado e é claro, Carlos Paião, Xutos e Pontapés, etc…, vamos caracolar.

Enquanto isto imperiais e minis davam alma e regavam as almas despreocupadas e satisfeitas naquele ambiente fantástico de música e sabores.

É uma verdadeira aventura gastronómica.

São Brás de Alportel (P) - II Rota do Caracol parte à descoberta da tradição do bom petisco

A tradição do bom petisco esteve presente em  São Brás de Alportel na 2ª edição da Rota do Caracol…uma rota pelos sabores tradicionais do mais apetecível petisco da primavera, os caracóis!
Por entre tardes de convívio, que reúnem à mesa familiares e amigos, a Rota do Caracol parte vagarosamente à descoberta das mais diversas maneiras de confecionar caracóis e dos muitos segredos de tempero… escondidos em cada carapaça.
Criada no âmbito da estratégia de promoção turística do município, como uma das Slowcities (cidades de bem viver), esta iniciativa da Câmara Municipal de São Brás de Alportel contou com a colaboração de 14 estabelecimentos locais, que convidam a saborear a tradição do petisco, em boa companhia!
 
Veja a página de 2012 -  clique no caracol.
 
 
Fatacil: VXIII Festival do Caracol de Porches
 Veja o site original: Fatacil
Em 2012, decorreu na pitoresca vila de Porches, no Concelho de Lagoa, o XVIII Festival do Caracol, de 25 a 29 de Julho.
Este evento gastronómico, também já  é  um referência obrigatória no cartaz turístico da região, além das tasquinhas que  servem essa saborosa iguaria dos nossos campos chamada de caracol, o acontecimento contou ainda com um cartaz de animação musical onde vão actuaram Fernando Correia Marques, Eduardo Sant' Ana, Mena, Xico Barata, Pedro Jonnas, entre outros.
O Festival do Caracol de Porches foi e é organizado pela ACDR de Porches e conta com o apoio do Município de Lagoa e da Junta de Freguesia de Porches.

Nenhum comentário:

Postar um comentário