domingo, 27 de janeiro de 2013

O santuário dos caracóis - Vida - Sol

 
 
 
Todos os anos a tradição se repete. Chega Abril e começam a aparecer nas montras cartazes improvisados onde se lê ‘Há caracóis!’. Todo o restaurante de bairro, tasca e tasquinha oferece o mesmo petisco. Muitos nem se atrevem a prová-los, tal é o asco que provocam. Para outros, porém, é o melhor petisco do Verão. Com tempero apurado e acompanhados por uma cerveja gelada, os caracóis são também sinónimo de Verão.
Mas há casas e casas. Na zona de Lisboa, o painel consultado pelo SOL não hesitou em eleger aquele que, por norma, já é considerado o santuário dos caracóis, o restaurante O Filho do Menino Júlio dos Caracóis, normalmente abreviado para o Julinho dos Caracóis.
Este ano a temporada arrancou ainda mais cedo, a 12 de Abril, e durará até à primeira semana de Setembro. Neste período, este é o palco de autênticas romarias para degustar estes moluscos gastrópodes.
O seu proprietário, Vasco Rodrigues, considerado o ‘rei do caracol’, herdou este negócio fundado pelo pai, o tal menino Júlio, em 1958. Começou por ser uma taberna que vendia comida e carvão, mas foram os caracóis que lhe renderam a fama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário