quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Animais estão sendo dissolvidos

O pesquisador da Universidade de Cambridge, Geraint Tarling, capturou alguns caracóis marinhos nas águas da Antártica e chegou a uma conclusão assustadora: graças à acidez crescente dos oceanos, os animais estão sendo dissolvidos vivos pelas próprias águas. O efeito mais aparente é que os bichos estão perdendo seus cascos, ficando mais vulneráveis.
A acidificação dos oceanos, como você pode imaginar, é resultado da ação do homem - especificamente, da emissão exagerada de CO2 na atmosfera. Quando o CO2 entra em contato com a água, forma ácido carbônico, que reage com o cálcio, corroendo conchas de caracóis e outros moluscos.
A pesquisa de Cambridge representa as primeiras provas de que os moluscos estão sendo afetados pela acidificação dos oceanos que, segundo outros estudos, está aumentando à taxa mais rápida dos últimos 300 milhões de anos.
Soluções para controlar o fenômeno são: jogar calcário no oceano, o que controlaria a acidez, mas poderia afetar o ecossistema de outras maneiras, ou então diminuir as emissões de CO2, medida que faria mais sentido mas que, como sabemos, não é nada simples.

Via
Gizmodo
 
Imagem de: Revista galileu

Um comentário: