sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Curiosidades sobre os caracóis

Imagem original: hojehapipis
Negócios de Caracóis

O (Caracol), também é chamado de abalone, escargot, caracóis, a concha rainha, caramujo, tsalingaria, casca de burro espiga, do mar, ormer, paua e caracóis marinhos e também têm muitos outros nomes.
Estes moluscos são encontrados na costa do mar, água doce e terra. Durante milhares de anos caracóis têm sido utilizados para consumo humano e seu escudo (CONCHA) para jóias e bijutarias. Os Romanos já os criavam soltos em muros de pedra, mas a sua história ainda vai para lá de 300 anos A.Cristo.
Existem cerca de 100 espécies espalhadas pelo Mundo, muitas dessas espécies são usadas como fonte de alimento. (Há quem diga que há mais de 200 espécies).
Os (Moluscos) comummente consumidos são: Helix aspersa e Helix pomatia. No mundo ocidental, nomeadamente em França as refeições de carne de caracol são geralmente conhecidos como escargot, uma palavra francesa para a designação (caracol).
Caracol Escargot / Abalone como alimento para seres humanos
O caracol devido a sua grande procura, hoje é criado em grandes hectares comerciais e em viveiros e estes viveiros utilizam diversas técnicas diferentes de criação.
A carne do caracol é uma iguaria na culinária asiática, japonesa, chinesa e francesa e está a tomar conta do nosso Planeta, cada vez esta carne ganha mais espaço no mercado.
Podemos comer este petisco em uma boa parte dos países europeus e sul-americanos, em África também é muito apreciado e lá vive o maior caracol do Mundo. Em África, assim como na Nigéria e África do Sul, o chamado caracol gigante Africano é também um alimento tradicional.
O prazer de consumir um prato de escargot francês como um aperitivo é uma realidade do dia-a-dia em França, assim, como nas Américas e na Austrália, onde é comummente também chamado de Abalone e é consumido também como refeição principal.
As receitas de caracol assim como as diversas formas de criação, variam de cozinha para cozinha.
Estudos sobre o valor nutricional do caracol têm relatado que caracol é rica em proteína, mas pobre em gorduras. Estima-se que o caracol tem cerca de 15% de proteína, 2,4% de gordura e cerca de 80% de água. Isto faz do caracol, uma alimentação alternativa e saudável para as pessoas.
O alto teor de proteína e o baixo teor de gordura, faz com que seja um bom prato de dieta. Além disso, o caracol é rica em ácidos graxos essenciais como os ácidos linoléico e linolênico.
Um estudo sobre uma espécie de caracol no Brasil estima-se que 75% da gordura do caracol é de ácidos graxos insaturados. Isso é 57% de ácidos graxos polinsaturados, 15,5% de ácidos graxos monoinsaturados e 23,25% de ácidos graxos saturados. Ou seja um alimento saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário