segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Ração para caracóis.

Muitas pessoas perguntam onde se pode comprar ração para caracóis.
Os caracóis não são esquisitos, comem um pouco de quase tudo.
A ração geralmente é composta de uma mistura de farinha de soja, trigo, milho e aveia. Geralmente a ração é rica em cálcio, mas eles também comem. folhas de couves, alfaces, pepino,batatas cortadas, restos de comida sem tempero e sem sal, rutos carnosos como a melancia, banana e maçã.
Algumas espécies de caracóis são predadores e comem outros caracóis, também podem comer excrementos de aves.
São animais de hábitos noturnos e vorazes pois comem uma grande quantidade de alimentos. Mas essa voracidade está diretamente relacionada ao clima e às estações do ano: não se alimentam por vários dias em clima seco e quente mas consomem diariamente cerca de 40% de seu peso nos dias frescos.

Em 2004 na 41.ª Feira Nacional de Agricultura os espanhóis ensinaram uma forma de criação e engorda de caracóis.

Neste ano de 2004 foi um dos sectores em destaque no pavilhão de Espanha, instalado na Feira de Santarém.

A helicicultura (cultura de caracóis para consumo) tem registado um forte crescimento no país vizinho e os produtores associaram-se, criando uma marca para melhor comercializar o seu produto.
Segundo a associação Cria y Engorde del Caracol, este molusco é baixo em calorias, mas rico em proteínas, vitamina C e sais de ferro.
Tendo em conta o aumento da procura a nível mundial, foram criadas novas técnicas de produção, que foram dadas a conhecer na Feira Nacional da Agricultura (FNM).

Os nossos vizinhos espanhóis encontram-se muito a nossa frente no que é a cultura dos caracóis, inclusive no que diz respeito a legislação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário