segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Festa dos Caracóis ou Festa de Nossa Senhora do Fetal

Milhares de caracóis iluminam procissão
Festa de Nossa Senhora do Fetal também é conhecida por Festa dos Caracóis
É uma festa e uma procissão que engrandece o Património, a Tradição e Cultura e as Festas Populares.
Os festejos da aldeia do Fetal homenageiam a padroeira Nossa Senhora do Fetal e divulgam um dos produtos gastronómicos mais emblemáticos da região: o caracol. Durante a procissão religiosa milhares de cascas de caracol com azeite e um pavio aceso iluminam o caminho. Gastronomia e jogos tradicionais completam os festejos. A primeira procissão tem lugar nove dias antes da festa, que ocorre no primeiro domingo de Outubro. A segunda procissão transporta a imagem da Senhora, da igreja matriz onde permaneceu durante nove dias, de regresso à sua capela, no primeiro sábado de Outubro.
Todos anos centenas de pessoas do distrito de Leiria são esperadas para à noite da tradicional procissão do Reguengo do Fetal, cuja particularidade é a iluminação do percurso, entre a Igreja Paroquial e a capela existente num monte, onde está guardada a imagem de Nossa Senhora do Fetal.
À semelhança de anos anteriores, a população guarda as cascas dos caracóis durante o ano param serem colocadas nos locais por onde passa a procissão. Dentro de cada casca é colocada uma torcida e um pouco de azeite que faz o efeito de lamparina. Ao sinal dado pelo estoiro de um foguete, tem início a procissão e a iluminação pública desliga-se, ficando apenas visível a luz dos caracóis.
A imagem da santa é transportada da capela até à Igreja Paroquial, onde ficará até ao dia 2 de Outubro. Neste dia, a imagem é novamente transportada em procissão para a capela, onde será celebrada a eucaristia.
Nas zonas mais altas da localidade, os moradores e os alunos da escola do 1.o Ciclo desenham efeitos alusivos à festa com recurso a milhares de cascas de caracóis.
Ontem de manhã, os 32 alunos da escola, acompanhados pelas duas professoras, desenharam, com 600 cascas de caracóis, uma lua, o ano de 2010 e o nome da escola.
“É engraçado porque as crianças participam há vários anos nesta tradição ”, afirma Idalina Reis, umas das professoras da Escola do 1.o Ciclo do Reguengo do Fetal.
Nuno Gil, pároco da freguesia, e um dos impulsionadores da festa, afirma que este ano a festa reveste-se de um duplo significado: a realização da tradicional procissão e a inauguração das obras de remodelação da capela, onde está guardada a imagem de Nossa Senhora do Fetal. Os custos das obras (124 mil euros) foram suportados pela população e pela comunidade emigrante residente nos Estados Unidos da América.
Os festejos da Nossa Senhora do Fetal, no Reguengo do Fetal, na Batalha, começam sexta-feira, 24 de Setembro, com a primeira Procissão dos Caracóis.
Na realização da procissão são utilizadas milhares de cascas de caracóis, recolhidas pela população da freguesia e embebidas com azeite e uma torcida de algodão.
Depois, os festejos continuam nos dias 2 e 3 de Outubro, em honra de Nossa Senhora do Fetal.
A segunda procissão nocturna acontece dia 2 de Outubro, após a eucaristia na Igreja Paroquial marcada para as 21 horas. Segue-se a peregrinação para o Santuário, seguido de arraial na Praça da Fonte.
Domingo, 3 de Outubro, os festejos têm início às 10h30, com uma recolha de ofertas acompanhada pela Filarmónica.
O texto original é de autoria de: regiaodeleiria

Nenhum comentário:

Postar um comentário