segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Caracóis no loteamento"RAINHA".

O internauta Laerte Margonar enviou e-mail à redação do AquiAgora.net com várias fotos ilustrando o aparecimento de centenas de caracóis na sua residência nos últimos dias. O fato foi registrado na região do Loteamento Rainha, onde segundo ele, está ocorrendo uma verdadeira infestação destes moluscos, provavelmente provocadas pela alta umidade em função do grande volume de chuvas.
 
Veja notícia e fotos em: AquiAgora.net

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Fosseis de caracóis

No site: miau.pt, está decorrendo um leilão que envolve estes 4 fósseis de caracóis.

Ficalização reforçada nos aeroportos brasileiros

critica na aldeia CRÍTICA NA ALDEIA: Ficalização reforçada nos aeroportos brasileiros: "Esta informação foi tirada do blog: revistafator, e é importante para quem pense em viajar para o Brasil nos próximos anos. Operação reforça..."

Diversos produtos agro-pecuários não podem ingressar no Brasil sem autorização prévia ou certificação sanitária expedida pelo Ministério da Agricultura. Entre os produtos com restrição de importação estão frutas, hortaliças, flores, plantas, sementes, mudas, cães, gatos, aves, peixes, abelhas, carne de qualquer espécie, leite e derivados, produtos apícolas, ovos, pescados, entre outros.

O trânsito internacional de animais, vegetais, seus produtos e subprodutos, derivados e partes, resíduos de valor económico e insumos agro-pecuários no País, é fiscalizado pelo Vigiagro. “Qualquer produto de origem animal ou vegetal só pode entrar no Brasil depois de submetido à análise de riscos sanitários e fitossanitários pelo Ministério, como também devem ser obedecidos os requisitos de identidade e qualidade correspondentes”, ressalta Schwingel. É necessária a apresentação do certificado expedido pelo país de origem. Caso contrário, o produto é apreendido ou destruído. (Sophia Gebrim)

Os produtos agro-pecuários que não podem ingressar no país sem prévia autorização do Vigiagro e/ou certificação sanitária são: . Frutas e hortaliças frescas . Insectos, caracóis, bactérias e fungos . Flores, plantas ou partes delas . Bulbos, sementes, mudas e estacas .Animais de companhia (cães e gatos) .Aves domésticas e silvestres . Espécies exóticas, peixes e pássaros ornamentais e abelhas .Carne de qualquer espécie animal, in natura ou industrializada (embutidos, presunto, salgados, enlatados) .Leite e produtos lácteos .Produtos Apícolas (mel, cera, própolis) . Ovos e derivados . Sémen, embriões, produtos biológicos, veterinários (soro, vacinas) .Alimentos para animais . Terras . Madeiras não tratadas . Agro-tóxicos .Material biológico para pesquisa científica, entre outros.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Previsões coelho 2011

Para quem acredita nas previsões, o ano do coelho pode ser um bom ano para investir, mas vá com calma.
Imagem de: araujowushuteam
critica na aldeiaPrevisões coelho – 2011
Amor
Se estás só ou procura uma relação satisfatória, as estrelas prometem um encontro em Maio. Espera-te um amor que cheira a paixão e forte sensualidade. Julho e principalmente Setembro farão-te romântico e terno como nunca. Cobrirás a tua cara metade de presentes, cartões românticos e flores. O inverno voltará a ser o período adequado para descobrir os prazeres da vida em casal!

Trabalho
Este ano desenvolverás um trabalho verdadeiramente árduo e infelizmente não poderás meter marcha atrás. Ainda bem que as estrelas serão benéficas e permitir-te-ão concluí-lo sem demasiados problemas. Durante o inverno não percas tempo com medos inúteis e divagações mentais e actua, porque ganharás! Obterás encomendas prestigiosas e consideráveis resultados económicos.

Saúde
Em Fevereiro, uma excelente abertura mental e o seu estado emotivo vão gerar efeitos gratificantes na tua vida social. No plano físico, possibilidade de lesões para quem pratica algum desporto. Na primavera será decididamente melhor: terás energia, uma boa forma física e um charme irresistivel. Em Novembro e Dezembro o desporto é o mais aconselhável: pratica ténis.

Armadilhas e truques para lesmas e caracóis.

As lesmas e os caracóis alimentam-se principalmente durante a noite e são particularmente activos no tempo húmido.
Comem a maior parte dos legumes folhosos, mas são especialmente nocivos para as sementeiras e plantas jovens, assim como para os frutos que crescem rente ao solo, como os morangos.

Há lesmas que vivem e alimentam-se debaixo da terra, podendo danificar as batatas e os legumes com raízes ou bulbos.

A maneira mais segura de proteger as plantas é rodeá-las de granulado contra lesmas ou de gel mata-lesmas, preparados à base de metal de íodos ou meta carbonatos (v. estes envenenam também outros animais pequenos que os comem ou que comem as lesmas principalmente pássaros. As cobras alimentam-se sobretudo de presas vivas, por isso têm menos probabilidade de serem envenenadas. Proteja os pássaros escondendo os grãos debaixo de tijolos com calços ou, de preferindo, cobrindo as plantas e o granulado com rede de arame.


Se você não quiser usar veneno, armadilhas com leite ou cerveja podem ser eficazes enterre no chão pequenos pratos de 3 cm ou mais de profundidade e encha- os de cerveja ou leite com água.
As lesmas são atraídas pela cerveja ou pelo leite, caem e afogam-se. Outro método é rodear as plantas com cinzas de madeira ou visco, sobre os quais as lesmas e os caracóis não podem deslizar. Coloque-os bem longe das hastes das plantas.

É necessário substituí-los quando ficam molha Don.
Durante o dia, as lesmas gostam de se esconder em locais húmidos, debaixo de pedras, tijolos, vasos de flores ou lixo de jardim. Retire regularmente as lesmas e coloque-as num balde com água e sabão. outra forma de capturar lesmas é colocar uma metade de uma casca de laranja voltada para baixo.
Dela devem retirar- se lesmas e caracóis diariamente e colocá-los em seguida num balde com água e sabão.

Uma planta jovem e vulnerável pode ser protegida até estar bem pegada utilizando-se um suporte feito com uma lata sem os topos enterrada no chão em volta dos caules. Proteja os moranga is com suportes baixos ou eleve-os da terra por meio de apoios de arame galvanizado. As batatas podem ser protegidas plantando-as numa mistura muito rica em húmus de jardim, que proporciona um alimento alternativo para as lesmas.

Tema abordado por: tudodicas
Imagem: Curiosidades

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Produto natural para os ossos é encontrado no mar

negócios de caracóis Imagem original: saude.acontecebahia
Produto natural para os ossos é encontrado no mar
Medicina natural marinha

Um dos mais recentes presentes que a Mãe Natureza deu para a ciência médica parece ser um modelo ideal para o desenvolvimento de novas drogas para fraturas graves, osteoporose e outras doenças dos ossos.

O presente obviamente foi entregue pela natureza há muito tempo, mas só agora os cientistas o encontraram: ele estava bem escondido dentro das cianobactérias que moram nos recifes de coral.

Estima-se que mais da metade dos medicamentos existentes hoje são da família dos "produtos naturais".

Eles vêm de árvores, caracóis, veneno de escorpião, bactérias do solo, plantas e animais. No entanto, até agora apenas alguns poucos vêm do mar.

Jiyong Kong e seus colegas apresentaram o largazole, batizado em homenagem à localidade de Key Largo, na Flórida, onde as cianobactérias marinhas foram identificadas, em um artigo publicado na revista científica Medicinal Chemistry Letters.

Restante notícia pode ser encontrada: Diário da Saúde

domingo, 6 de fevereiro de 2011

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Descoberto búzio que emite luz verde bioluminescente quando se sente ameaçado - Os Bichos


QUEM TEM MEDO DO CARACOL?

Aqui temos um excelente trabalho que fala sobre o "CARACOL" e a sua importãncia na alimentação primitiva, vale a pena ler.
Os caracóis são consumidos como alimento desde a era Paleolítica. Grandes quantidades de conchas encontradas pelos arqueólogos próximas as cavernas ou em sambaquis (*) no norte da África, que datam da pré-história, confirmam o seu largo consumo, especialmente, nos períodos de pouca caça, pois eram fáceis de encontrar e armazenar por longos períodos, graças a sua fisiologia. Os moluscos terrestres sempre representaram uma opção alimentar fundamental na história do homem.
Este texto continua e é da autoria de:
Mauricio Aquino


Médico Veterinário

Pós-graduado em Docência para o Nível Superior

Mestrando em Ciências da Saúde

http://www.caramujoafricano.com/


projeto@caramujoafricano.com

Veja mais em: univetbrasil

Poluição, reprodução demasiada de caracóis

Problemas nas bacias

Um diagnóstico realizado pela SOS Amazónia e que está em fase de conclusão deve ser apresentado oficialmente em março próximo e já aponta problemas nas bacias dos rios Paraná dos Mouras e Liberdade. O relatório preliminar indica que muito lixo é jogado nessas bacias hidrográficas, e a falta de saneamento faz com que as pessoas canalizem seus esgotos in natura para o leito dos rios.

Outro problema é o desmatamento das matas ciliares e da cobertura vegetal das nascentes, o que, de acordo com Vângela Nascimento, aparentemente tem diminuído o nível dos rios ao longo dos anos. O relatório diz ainda que a pesca com tingui - produto natural que mata os peixes - tem desencadeado a reprodução demasiada de caracóis, que deixam a água com gosto de lama.

O agricultor Ezequiel Araújo de Moura participou do curso e contou que há algum tempo a água do Paraná dos Mouras apresenta alterações. Para ele, é fundamental a educação ambiental, pois muitos trabalhadores rurais sequer têm ideia de que estejam cometendo crime ambiental. “A gente sabe da importância da preservação da água, porque quem preserva a água preserva a vida.”

Edem Oliveira, secretário da Promotoria Especializada na Defesa do Meio Ambiente, do Ministério Público Estadual, disse que o interesse da instituição é conhecer a situação das bacias, participar no plano de elaboração da gestão delas e direccionar seu plano de ação por meio da troca de informações.

O vice-prefeito de Rodrigues Alves, Manoel da Silva Magalhães, lembrou que a bacia do rio Paraná dos Mouras é bastante habitada e muitas famílias dependem de suas águas, além de o rio ser essencial para o escoamento da produção da região. “Precisamos cuidar muito bem desse rio, pois a nossa vida depende da sobrevivência dele”, declarou.

Texto completo em. agencia

Imagem original: pesca

Caracóis luminosos.

Cientistas do Instituto de Oceanografia da Universidade da Califórnia em San Diego (EUA) revelaram recentemente detalhes das luzes produzidas pela espécie de caracol marinho Hinea brasiliana, que geralmente se agrupa em litorais rochosos.
Os pesquisadores descobriram que esses animais, em vez de produzir um foco de luz, usam suas conchas para espalhar uma luz bioluminescente verde em todas as direções.
Veja noticia completa e original em: BBC Imagem do mesmo blog.