sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Armadilhas e truques para lesmas e caracóis.

As lesmas e os caracóis alimentam-se principalmente durante a noite e são particularmente activos no tempo húmido.
Comem a maior parte dos legumes folhosos, mas são especialmente nocivos para as sementeiras e plantas jovens, assim como para os frutos que crescem rente ao solo, como os morangos.

Há lesmas que vivem e alimentam-se debaixo da terra, podendo danificar as batatas e os legumes com raízes ou bulbos.

A maneira mais segura de proteger as plantas é rodeá-las de granulado contra lesmas ou de gel mata-lesmas, preparados à base de metal de íodos ou meta carbonatos (v. estes envenenam também outros animais pequenos que os comem ou que comem as lesmas principalmente pássaros. As cobras alimentam-se sobretudo de presas vivas, por isso têm menos probabilidade de serem envenenadas. Proteja os pássaros escondendo os grãos debaixo de tijolos com calços ou, de preferindo, cobrindo as plantas e o granulado com rede de arame.


Se você não quiser usar veneno, armadilhas com leite ou cerveja podem ser eficazes enterre no chão pequenos pratos de 3 cm ou mais de profundidade e encha- os de cerveja ou leite com água.
As lesmas são atraídas pela cerveja ou pelo leite, caem e afogam-se. Outro método é rodear as plantas com cinzas de madeira ou visco, sobre os quais as lesmas e os caracóis não podem deslizar. Coloque-os bem longe das hastes das plantas.

É necessário substituí-los quando ficam molha Don.
Durante o dia, as lesmas gostam de se esconder em locais húmidos, debaixo de pedras, tijolos, vasos de flores ou lixo de jardim. Retire regularmente as lesmas e coloque-as num balde com água e sabão. outra forma de capturar lesmas é colocar uma metade de uma casca de laranja voltada para baixo.
Dela devem retirar- se lesmas e caracóis diariamente e colocá-los em seguida num balde com água e sabão.

Uma planta jovem e vulnerável pode ser protegida até estar bem pegada utilizando-se um suporte feito com uma lata sem os topos enterrada no chão em volta dos caules. Proteja os moranga is com suportes baixos ou eleve-os da terra por meio de apoios de arame galvanizado. As batatas podem ser protegidas plantando-as numa mistura muito rica em húmus de jardim, que proporciona um alimento alternativo para as lesmas.

Tema abordado por: tudodicas
Imagem: Curiosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário