terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Poluição, reprodução demasiada de caracóis

Problemas nas bacias

Um diagnóstico realizado pela SOS Amazónia e que está em fase de conclusão deve ser apresentado oficialmente em março próximo e já aponta problemas nas bacias dos rios Paraná dos Mouras e Liberdade. O relatório preliminar indica que muito lixo é jogado nessas bacias hidrográficas, e a falta de saneamento faz com que as pessoas canalizem seus esgotos in natura para o leito dos rios.

Outro problema é o desmatamento das matas ciliares e da cobertura vegetal das nascentes, o que, de acordo com Vângela Nascimento, aparentemente tem diminuído o nível dos rios ao longo dos anos. O relatório diz ainda que a pesca com tingui - produto natural que mata os peixes - tem desencadeado a reprodução demasiada de caracóis, que deixam a água com gosto de lama.

O agricultor Ezequiel Araújo de Moura participou do curso e contou que há algum tempo a água do Paraná dos Mouras apresenta alterações. Para ele, é fundamental a educação ambiental, pois muitos trabalhadores rurais sequer têm ideia de que estejam cometendo crime ambiental. “A gente sabe da importância da preservação da água, porque quem preserva a água preserva a vida.”

Edem Oliveira, secretário da Promotoria Especializada na Defesa do Meio Ambiente, do Ministério Público Estadual, disse que o interesse da instituição é conhecer a situação das bacias, participar no plano de elaboração da gestão delas e direccionar seu plano de ação por meio da troca de informações.

O vice-prefeito de Rodrigues Alves, Manoel da Silva Magalhães, lembrou que a bacia do rio Paraná dos Mouras é bastante habitada e muitas famílias dependem de suas águas, além de o rio ser essencial para o escoamento da produção da região. “Precisamos cuidar muito bem desse rio, pois a nossa vida depende da sobrevivência dele”, declarou.

Texto completo em. agencia

Imagem original: pesca

Nenhum comentário:

Postar um comentário