quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Caracóis gigantes invadem Miami - JN

Imagem de Tamanduá dedetizadora

Florida state officials confirm that the giant African land snail has taken hold in South Florida and may pose a threat to human health as well as agriculture. Now they are going door to door to try to eradicate the snails. (Sept. 16)


A cidade de Miami está a braços com uma praga de caracóis gigantes. O animal, de origem africana, é muito perigoso e uma das maiores espécies de caracóis terrestres. Veja o vídeo.
Este animal, também chamado de Achatina Fulica, é altamente nocivo para a natureza e para o ser humano. Alimenta-se de cerca de 500 tipos de plantas, danifica estruturas de gesso e estuque e segrega uma bactéria mortal que pode originar meningite nos seres humanos.


Curiosidade sobre o achatina Fulica:
O Caramujo Gigante Africano (Achatina fulica), cujos adultos chegam a medir de 15 a 20 cm de comprimento, de 10 a 12 cm de altura e pesam cerca de 200 g, foi introduzido em diversos países pelo próprio homem e tornou-se uma praga de diversas culturas, atacando jardins e hortas. No Brasil não possui predadores naturais. A Achatina Fulica, foi trazida de outros países (como a África) por criadores de escargots, sem qualquer critério de avaliação do seu impacto ambiental.



No caso do animal (caracol gigante) fugir do cativeiro, este representa uma grande ameaça a saúde das pessoas. Esta espécie de caracol, pertence a classe de caramujo e é detentor de doenças.


Em vários países em que foi introduzido, numerosos esforços são dispensados para controlar esta praga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário