quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Caracóis?

Embora, os caracóis enojem muitas pessoas pelo seu aspecto de lesma e pelo seu líquido viscoso e deslizante, este molusco está cada vez mais na moda e muitas pessoas querem experimentar.

Neste mês de Agosto, um casal de americanos perguntou-me se em Setembro ainda haveria caracóis para comer, pois pretendiam trazer os sogros e experimentariam então esta iguaria em Portugal.

No Brasil passa a mesma coisa, existe muitas espécies de caracóis, mas a maior parte dos brasileiros vêem apenas estes bichinhos como pragas, mas já começam a interessar-se e a fazer perguntas.
Durante anos, no Brasil falava-se com um certo desprezo dos franceses por terem o hábito de comerem caracóis, no entanto a cozinha francesa ganhou projecção internacional e os seus pratos passaram a ser "CHIQUES" e caros.
Continuando com os caracóis, os gastrónomos salientam o seu valor alimentar, segundo eles,  os caracóis tem as mesmas calorias do peixe e só metade da gordura, mas sete vezes os sais minerais e as redes de distribuição começam a colocar no mercado produtos congelados prontos a cozinhar, no caso a carne de caracol.
Na indústria de cosméticos, encontra-se diversos produtos derivados do caracol, entre eles estão: cremes de rosto a champôs para o cabelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário