quinta-feira, 24 de março de 2011

Curiosidades "moluscos" Brasil

Registros históricos e documentais relatam que, já no início do século XX, imigrantes italianos estabelecidos em terras cafeeiras litorâneas do Estado de São Paulo consumiam, ao estilo ditado pela tradição artesanal camponesa europeia (... preparados com gostosas massas de manteiga previamente temperada com ervas aromáticas, derretida ao calor do forno a lenha, escorrendo pelas bordas das grandes e vistosas conchas!...), e na falta dos seus tradicionais "Chiocciola" (escargot/caracol em italiano), caracóis nativos Megalobulimus catados (apanhados) na natureza, e ainda, nas décadas de 1950 e 1970, comercializados para consumo (produto extractivista) nos mercados públicos do Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente.

3 comentários:

  1. Ao autor da citação acima, de onde é que ele tirou tal notícia?
    Que se saiba, no século XIX os italianos trouxeram o Gros-Gris para o sul do Brasil, onde estes se asselvajaram. O hábito de comer os caracóis pelos italianoas desapareceu.
    No século XX não há consumo de caracois, nativos ou não, na situação descrita.
    Existe sim utilização do Gros-Gris em restaurantes de luxo.
    Existe comércio de caracóis, nativos e agora africanos, para atender a seitas de origem africana, que sacrificam esses animais em seus rituais.
    Rita Redaelli
    Rio de Janeiro
    rredaelli@pobox.com

    ResponderExcluir
  2. Generacion actual No esta acostumbrada a comer caracoles en sucasa. Esa era costumbre de sus abuelos. Solo algunas personas mayores saben hacerlo, descendientes de italianos. Yo los se cocinar, a la italiana o a la Francesa.Elida

    ResponderExcluir
  3. Esta notícia está presente em alguns sites e também em DigNow.
    Gostei da intervenção, assim que tiver tempo farei a pesquisa.
    Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir