sábado, 26 de março de 2011

Darwin e à evolução

Em 2009, foi um ano dedicado a Darwin e à evolução. Foram feitos estudos para obter resultados e classificar diversas espécies de caracóis em Portugal. Os resultados do estudo revelam que, em Portugal, predominam os Cepaea nemoralis. Sabe-se, também, que existem em maior número no litoral e que a sua presença quase não se nota no Algarve, factor associado ao clima e a vegetação.

As aves são predadores naturais dos caracóis, assim como alguns roedores.

Entre os seus principais predadores figuram os tordos, aves que não são nada meigas na hora de comer os caracóis. Para lhes tirar a carapaça, os tordos têm de esmagá-la contra uma rocha ou uma superfície pedregosa.

Outra curiosidade é o “PIRILAMPO”, um pirilampo pode acabar com os caracóis? Pois é, aquele bichinho minúsculo injecta os ovos no corpo mole dos caracóis. Quando as larvas nascem, alimentam-se do corpo do caracol e este acaba por morrer.

A carapaça do caracol funciona como camuflagem, ou seja, serve para o proteger dos predadores, quando tem uma cor que não se distinga da vegetação e que o faça passar despercebido? Por exemplo, um caracol branco numa zona muito escura seria logo descoberta e, por isso, atacado. O clima e o tipo de solo têm uma grande influência na forma como o caracol consegue (ou não) sobreviver.

A notícia original deste tema está em: aeiouvisao

Nenhum comentário:

Postar um comentário