sexta-feira, 25 de março de 2011

Negócio

APOSTA NA QUALIDADE
Tema do Jornal "O MIRANTE".
Veja a notícia completa no mesmo.

Se existem ainda pequenas mercearias que mantêm o negócio praticamente inalterado, outras tentam dar a volta por cima e atrair os clientes com a qualidade dos produtos que vendem.

Além dos bens de primeira necessidade a HortiCaracol, localizada no nº16 da Rua César Augusto Fernandes, em Alverca do Ribatejo, concelho de Vila Franca de Xira, distingue-se pelos diversos tipos de pão que vende, desde o alentejano até ao de Castro Verde. Os enchidos de Almodôvor, Estremoz e Vila Nova de S. Bento, os queijos típicos de Serpa, as azeitonas, os licores da Madeira e dos Açores, a ginja de Óbidos, as compotas alentejanas e a fruta comprada a pequenos produtores são outros bens que garantem uma clientela fixa à casa.

Mas o forte desta pequena loja são mesmo os caracóis que este ano já começaram a vender. “As pessoas pagam mais caro, mas também reconhecem que vale a pena pela qualidade”, conta a funcionária Raquel Bravo.

Muitos clientes não são de Alverca mas de outras zonas do país que procuram na mercearia os produtos típicos da região onde cresceram. “Nota-se que sentem saudades e que querem permanecer fiéis à sua terra”.

A pequena mercearia não deixa de ser uma loja de conveniência onde as pessoas não compram grandes avios. “Não podemos competir com os hipermercados porque se compramos em menor quantidade o preço final tem de ser maior”, aponta. Mesmo com os preços ligeiramente mais elevados, a funcionária acredita que o tempo e o combustível que se gastam para ir a uma grande superfície pode acabar por não compensar.

Imagem de: carlosalberto0
A vida nestas pequenas mercearias não está fácil e adivinha-se que as casas, geridas na sua maior parte por idosos, vão acabar por desaparecer. “O princípio mais profundo da natureza humana é o desejo ardente de ser estimado” lê-se num papelinho escrito à mão na Casa Isabelita. E esse é também o desejo destes pequenos negócios familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário