quarta-feira, 23 de março de 2011

Trabalho de pesquisa (caracóis terrestres)

Análise colorimétrica e espectroscópica do muco de caracóis terrestres

Achatina sp alimentados com ração diferenciada

Adriana Tarlá Lorenzi1, Maria de Fátima Martins2

1 Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária pela FMVZ - USP/Pirassununga, SP.

2 FMVZ - USP/Pirassununga, SP.

RESUMO - Foram estudados os efeitos da adição de plantas medicinais de princípios cicatrizantes (Centelha asiática, Papaína e Confrei) na ração controle de caracóis terrestres, para se avaliar a interferência destas plantas na composição do muco glicoprotéico.



Foram utilizados 80 caracóis terrestres Achatina sp, baseados em um peso homogêneo (49 e 40 g e idade média de 10 e 19 meses para Achatina fulica e Achatina monochromatica, respectivamente).



Os animais foram distribuídos aleatoriamente em oito grupos experimentais: controle Achatina fulica (FC) e Achatina monochromatica (MC), centelha asiática Achatina fulica (FCe) e Achatina monochromatica (MCe), papaína Achatina fulica (FPa) e Achatina monochromatica (MPa) e confrei Achatina fulica (FCo) e Achatina monochromatica (MCo).



Água e ração foram fornecidos ad libitum. Ao final de 150 dias de tratamento, os animais foram submetidos à técnica de extração do muco glicoprotéico, por meio do estímulo manual da glândula podal, responsável pela secreção deste muco. Esta metodologia considerou o bem-estar dos animais, uma vez que os mesmos não foram sacrificados e retornaram ao seu sistema de criação.



Os mucos foram analisados por meio de testes colorimétricos e espectroscópicos, que constataram alterações semelhantes, porém apresentaram variação significativa em sua composição glicoprotéica.
Archachatina degneri (Bequaert & Clench, 1936):
Veja o trabalho e o texto completo em: scielo Imagem de: freewebs

Nenhum comentário:

Postar um comentário