quinta-feira, 3 de março de 2011

Represas com esquistossomose

Represas do Assentamento Itamarati estão contaminadas

Mercosul News/PX
A Represa do Balde é uma das várias existentes no Assentamento Itamarati I, utilizada para captação de água para irrigação. Foi muito usada pela antiga Fazenda Itamarati para projectos de piscicultura e hoje está infestada por caramujos contaminados com esquistossomose. A advertência é do Centro de Controle Epidemiológico de Ponta Porã, que colectou água para análise e fixou uma placa proibindo sua utilização ou contacto dos moradores com a água.

De acordo com as autoridades sanitárias, um caso está em análise, de um morador que estaria contaminado pela doença. Moradores próximos da represa estão limpando os tanques para criação de peixes, para tentar reactivá-los. Isso seria um perigo para a saúde, já que os peixes também seriam contaminados. A infecção ocorre quando a pele entra em contacto com água contaminada nas quais vivem certos tipos de caracóis que carregam a esquistossomose.

A água fica contaminada pelos ovos da Schistosoma quando pessoas infectadas urinam ou defecam nela. Os ovos eclodem e, se certos tipos de caracóis estiverem presentes na água, o parasita cresce e se desenvolve dentro deles. O parasita deixa o caracol e entra na água, onde pode sobreviver por em torno de 48 horas. As parasitas Schistosoma podem penetrar na pele de pessoas que estão se banhando ou nadando na água contaminada de lagos, canais ou rios.

Este texto continua no blog: midiamax
Esta imagem pertence ao blog: biologiaconcursos

Nenhum comentário:

Postar um comentário