quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Insectos o futuro da alimentação Mundial



Quando os alimentos estiverem escassos sem dúvida nenhuma, os isentos serão o maiores contribuintes para a nossa alimentação e a solução para acabar com a fome no mundo.
Não existe nada em maior número no planeta que se possa comer, a não ser os insectos. Se repararmos bem, todos animais comem insectos como se fossem manjares dos deuses, enquanto nós sonhamos com lagostas e camarões grelhados. Em muitos países asiáticos, espetadas de baratas, gafanhotos e escorpiões são a perdição dos consumidores de salgados e petiscos. 

Imagem de: Comer Insectos

A poucos anos atrás, comer comida chinesa ou japonesa não era para todos. Dentro do cardápio havia muitos pratos que para um Europeu ou Sul Americano, revoltava os estômagos dos mais sensíveis. Hoje comidas como o sushi, "peixe cru" já faz parte da cozinha mundial assim como nós que passamos a ser "cidadão do mundo" (globalização).
A cozinha chinesa é muito versátil e variada, se estivermos atentos a este tipo de restaurante e observarmos quando entra um chinês típico, ao contrário do chinês ocidentalizado, podemos ver que aquilo que ele come não está no cardápio ou não é feito da mesma forma que é servido ao cidadão comum.
Penso que para nós europeus, pode causar alguma repugnância alguns ingredientes que compõem a receita original.   

Nesta última década têm sido falado, publicitado, e noticiado sobre as mudanças e as influências da alimentação a nível mundial. Diversos países, têm aberto restaurantes alternativos onde se come uma boa parte dos insectos conhecidos pelo homem. Seja no Brasil, Austrália, EUA, entre outros.

No Oriente esta prática é frequente, na Ásia já existem produções de insectos para consumo e em algumas zonas agrícolas já se deixou de usar químicos para matar as pragas, pois estas  pragas significam, comida e um fonte de enriquecimento económico para o comércio e para o país. Agora já existem trabalhadores contratados para a apanha dos insectos. Ganha ios agricultores que poupam no combate as pragas, ganham os comerciantes de insectos que ganham o sustento e o governo. Tailândia, Vietname, são alguns desses países.
Nas escolas desses países já são servidas refeições de insectos, os alunos comem o prato cheio de baratas, gafanhotos, grilos, assim  como quem come um pastel de nata ou uma sanduíche de fiambre ou mesmo uma maçã.  É tão natural para esses povos que ninguém a não ser os estrangeiros é que estranham este comportamento social e cultural. 


Os caracóis, ainda são novidades para alguns países, mas já começam a serem explorados na cozinha e no comércio,. a publicidade e a globalização chegam a todo lado. Cada vez mais podemos comer, vestir-nos e usarmos os produtos mais exóticos dos países mais distantes. O que não temos, basta irmos a Internet e encomendar. A informação hoje anda demasiadamente rápida, pode ser bom para algumas coisas e más para outras, tudo depende apenas de quem procura e quem compra.
Nestes próximos anos haverá sem dúvida uma invasão informativa e de incentivo ao consumo de insectos, pois eles podem ser a resposta para a salvação do planeta ou a preservação do mesmo, "quem sabe"?


Os insectos são a solução para alimentar as gerações futuras, espera-se um grande aumento populacional no futuro e a carne não é viável para alimentar milhões de bocas. A produção de carne exige muitos recursos, recursos esses que prejudicam o planeta, em outras palavras "não é sustentável". Os factores que fazem parte desta produção passa pelo consumo e gasto exagerado de água e na poluição que o animal gera em todo o seu ciclo de vida, contribuindo e aumentando a emissão de gases na atmosfera.







A ONU recomenda: coma insectos.

A Organização das Nações Unidas para alimentação e agricultura lançou, nesta segunda-feira (13), um programa com o objectivo de incentivar a criação de insectos para combater a fome.

O que tem para o jantar? Gafanhotos fritos, besouros ou larvas. Não estamos no Oriente, mas em um restaurante americano, onde a moda já começa a se difundir.
Veja o vídeo em Jornal nacional

Veja também este site: Verde a cor nova

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011


FAO promove comer insetos nauseabundos para “salvar o planeta”

Escorpiões na China
O professor Arnold van Huis, da Universidade Wageningen, Holanda, e seu colega Dennis Oonincx, promovem a idéia de comer insectos para salvar o planeta, no contexto de um plano promovido pela FAO. 




Quiche de minhoca ou larva de besouro, rolinho primavera de grilo e outros pratos feitos com insectos nauseabundos estão no cerne de uma “dieta saudável, barata e ecológica”, cujo estudo foi encomendado pelo órgão da ONU contra a fome. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário