segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Meses sem "erres".

Maio a Agosto são os meses dos caracóis e caracoletas.
No tacho ou na chapa, sabem a marisco de jardim . Uma boa caracolada é um verdadeiro motivo para um bom convívio e uma boa conversa, para degustar caracóis tem que ser sem pressas, como o próprio caracol.
Apreciados por muitos, rejeitados por outros, mas atraentes ao paladar. 
Os caracóis é um prato apreciado por vários povos do sul da Europa  e fazem parte da história gastronómica. O povo português não é exceção
Os meses sem erres, “r”, (Maio, Junho, Julho e Agosto  ditam mais um início da temporada do consumo destes gastrópodes.
Os melhores amigos dos caracóis são. O pão Torrado, a Imperial, e uma boa conversa entre amigos.
As sextas feiras de verão são bastante apreciadas nas principais tascas lisboetas. Nos fins de tarde, o encontro entre amigos e familiares é junto a mesa onde encontramos o principal petisco de "praia", "O CARACOL".
O inverno se aproxima, o verão soube a pouco, quem comeu comeu, quem não comeu terá de esperar por mais um ano. 
Em cativeiro - onde são simuladas as condições climatéricas ideais - o animal pode reproduzir mais vezes. 

Na natureza, o caracol reproduz-se na Primavera e no Outono, não é preciso dizer mais nada. O caracol é sempre melhor quando obedecem o ciclo da natureza, quando comem pasto natural, mas o homem precisa alterar todo o ciclo para que haja cada vez mais produção.

Não falemos de coisas tristes nem do mau necessário que faz parte da sobrevivência dos mercados, assim como as frutas, hortaliças e verduras e legumes em geral que hoje dão todo o ano.

Obs.
A DGV recomenda o licenciamento dos armazéns de caracóis, que devem ser armazenados e transportados longe de produtos susceptíveis de os contaminar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário