terça-feira, 5 de junho de 2012

Câmara espera 20 a 30 mil visitantes no fim de semana para Festival Internacional do Caracol

Câmara espera 20 a 30 mil visitantes no fim de semana para Festival Internacional do Caracol

A Câmara de Castro Marim espera atrair entre 20 a 30 mil pessoas no fim de semana para visitarem o Festival Internacional do Caracol, que abre na sexta-feira e termina no domingo.

Quem se deslocar à vila algarvia nos três dias do festival gastronómico algarvio vai poder provar receitas de caracóis de Portugal, Espanha, França ou Marrocos e assistir a um programa de animação que representa um investimento autarquia de cerca de 20 mil euros, disse à Lusa o presidente da câmara, José Estevens.

“Os pontos altos deste festival são sempre os caracóis, provenientes de diversas cozinhas, como a portuguesa, a francesa, a espanhola ou a marroquina. Vamos ter receitas de caracóis do Baixo Guadiana, de Castro Marim, mas também de Tavira ou de Loures”, afirmou o autarca.

José Estevens referia-se às várias formas de cozinhar caracóis que poderão ser degustadas no festival, entre elas uma empada de caracol, cuja apresentação será feita em Castro Marim por representantes do Festival do Caracol Saloio de Loures.

“Se o tempo estiver bom, ao longo dos três dias poderemos ter entre 20 a 30 mil pessoas, sobretudo proveniente aqui da vizinha Espanha, uma vez que os espanhóis já tomaram o gosto a este festival e costumam marcar presença em grande número”, estimou o autarca.

O presidente da Câmara de Castro Marim disse que a localização no festival, instalado na colina do Revelim de Santo António, é outro dos atrativos, uma vez que “permite apreciar a paisagem sobre a foz do Guadiana, a reserva do sapal de Castro Marim, Ayamonte (Espanha), Vila Real de Santo António e Monte Gordo”.

José Estevens frisou que a câmara “já tem por hábito ter grande racionalidade nos eventos que organiza” e “as reduções de custos são sentidas sobretudos pelos fornecedores, que compreendem as restrições orçamentais e baixam um pouco os preços, e no menor número de artistas que compõem o cartaz da animação musical”.

O autarca frisou que o investimento realizado pela autarquia permite dinamizar o comércio local, mas também ajudar as associações do concelho, que aproveitam a realização de eventos como o Festival Internacional do Caracol ou os Dias Medievais para obterem algumas receitas.

“Este evento é importante para as associações, cujos apoios teriam de ser reforçados caso não obtivessem as receitas que conseguem por ocasião do festival”, acrescentou.

Entre os artistas presentes estarão a fadista Ana Sofia Varela, que encerra a noite de abertura do festival, na sexta-feira, o grupo Anonima Nuvolari, que levará a Castro Marim as sonoridades árabes, no sábado, e a Banda Couleur Café, que encerra o certame, no domingo, e será antecedida pela Escola de Dança Gracia Diaz, que tem por base o flamenco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário