quinta-feira, 21 de junho de 2012

O verão anúncia os caracóis

Ontem dia 20/06/2012 as 23:00 horas começou o verão em Portugal.
Já na primavera a loucura das feiras e festivais despoletaram uma grande corrida as tascas e esplanadas por todo o país.

As famosas tabuletas e placas anunciam “Há Caracóis”! Pires e pratos repletos destes moluscos chegam às mesas e fazem os apreciadores ficarem maravilhados com o seu sabor.
O calor, o cheiro a verão, o desejo pelo petisco e pela "loira gelada" a acompanhar um jogo de futebol, ou simplesmente para petiscar num final de tarde quente, sabem sempre bem.
Há quem compre e há quem vai apanhar este molusco terrestre com alto teor de sais minerais e ferro. Consumidos pelo homem desde o Paleolítico é, sem dúvida, um pitéu com muitos anos de história, os Romanos que o digam...

Já por todo lado já se fala, e já se procura as tascas e explanadas que servem este tradicional petisco.

Em Portugal, muitos comerciantes e chefes da área hoteleira já criaram ementas alusivas as suas casas ou regiões especificas, dando nome aos pratos de caracóis e alterando a sua confecção com gosto e habilidade.

Isto é puro Marketing: É a sugestão do ingrediente secreto, quem gosta de caracóis cedo ou tarde acabará por explementar e provavelmente se tornará fã.

Assim surgiram petiscos como os Caracóis à Portuguesa, que é um prato típico com origem na Estremadura. Existe, também, quem os faça à Espanhola, Alentejana ou Algarvia, variantes que vão sendo adaptadas consoante a região do país em que se vive, sem falar no comércio mais tradicional do petisco, onde cada um defende o seu produto, por exemplo: Caracóis do Barbas, do Menino Júlio dos caracóis, caracóis do Fonseca, do Canelas etc...

Em vila Franca de xira, desde Abril que já estava a venda este petisco, pendurados em sacos de redes, já se encontrava caracóis e caracoletas.
Em Santarém, a corrida aos caracóis começaram no fim de maio, onde já sevia em S. Domingos muita boa gente na apanha.

Este verão, não há dúvidas: O consumo de caracol promete e se Portugal continuar no euro de futebol, passando a República Checa, este será um excelente motivo para dar um desbaste nas imperiais e nos tão afamados caracóis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário