quinta-feira, 21 de junho de 2012

Caracóis gourmet

Os caracóis são um verdadeiro petisco, mas também são um produto gourmet, apreciados por gente fina e bem pago nos restaurantes de elite, principalmente nos restaurantes franceses onde há talher e ferramentas próprias para degustar os caracóis e caracoletas.

O caviar que se faz com os ovos dos caracóis é conhecido por muitos como "ouro branco" e umas gramas pode atingir valores extraordinários, este produto tém um mercado especifico assim como o caviar de "Estrujão".

Na Idade Média, os caracóis tinham largo consumo – assados, fritos ou cozidos -, mas não se sabe se as qualidades afrodisíacas do bicho estavam entre as causas da preferência.
Não se sabe se as potêncialidades afrodisiácas são verdadeiras ou são mitos, mas a verdade é que houve sempre quem acreditasse e consumisse para este efeito.

Uma coisa é certa, os povos antigos, não os lavavam como fazem a nossa actual sociedade, por isso não saberemos ou conheceremos a potencialidade da baba deste bichinho e os seus efeitos no nosso corpo.

Também Leonardo da Vinci (1452-1519), que foi pintor, escultor, arquitecto e mestre de banquetes nas cozinhas de Ludovico Sforza, e é considerado uma das figuras mais fascinantes da História, prestou atenção aos caracóis, como não podia deixar de ser num homem que tanto se interessou pela culinária, habituado desde criança ao ambiente das cozinhas.

De iguaria típica popular até refeições de maior requinte, o caracol é apreciado em muitos países e a tendência é para que cada vez mais se adapte à evolução da culinária. Numa esplanada portuguesa, ou num restaurante de requinte algures em Paris, o sabor dos caracóis surpreende quem os aprecia, pois este depende da criatividade e do conhecimento de quem os prepara e confecciona.

A grande procura deste "bichinho" está mudando hábitos e alterando a gastrononia de alguns países. Com á críse Mundial é necessário investir e arriscar em novos produtos e por isso está cada vez mais implantada a "Helicicultura" e o Marketing faz o resto, criando novas tendências e mudanças de hábitos.

Em Portugal, uma Feijoada de Caracóis ou Guisados com batatas caiem sempre bem, há também receitas para todos os gostos, como por exemplo uma omelete de caracóis, mas é como petisco que mais se destacam e que todos os anos toneladas de caracóis são consumidos em todo o país.

Se ainda não provaram, pode ser que mudem de idéias.
Uma boa tachada de Caracóis à Portuguesa em sua casa, ou alguns pires numa tasca tipicamente portuguesa, ao ar-livre, saboreie-os como lhe aprouver. Acompanhados de uma cerveja fresquinha compõem o ramalhete de um fim de tarde descontraído e com um descontraído  espirito bem português.

Saúde.

Um comentário:

  1. Boa tarde mercedes, gostaria de saber qual a informação que tem , eu gostariua de começar o negócio para a criação de caracóis mas na net existe mt pouca ionformação. obrigado lucélia

    ResponderExcluir