sexta-feira, 22 de junho de 2012

Orégãos e caracóis

Para muitas pessoas a existência dos orégãos começa e acaba numa fatia de pizza. Contudo, estas ervas são - felizmente - muito mais do que isso, sendo o toque essencial em muitas saladas, caldeiradas, caracóis e outras saborosas e saudáveis aplicações.
É incontornável sermos transportados para o universo da cozinha italiana quando sentimos o irresistível perfume dos orégãos, no entanto, esta erva aromática não se cinge à gastronomia transalpina, sendo um dos aromas mais característicos das dietas mediterrânicas. De resto, os orégãos são um dos muitos alimentos que, pelo seu simbolismo de felicidade (a origem do seu nome é mesmo “alegria das montanhas”), estão historicamente ligados ao corolário de casamentos em algumas culturas.

Foto de: Vila do Bispo

Veja life e style - bem estar de onde foi tirado este texto de cima:

Quando se apanha o caracol é normal haver perto oréganos e este complementa a receita dos fabulosos caracóis.
A maioria das pessoas não reconhece esta planta no seu ambiente natural, mas, esta planta está presente em quase todas as matas portuguesas e até em beira de estradas.
A vida citadina, roubanos pequenos conhecimentos que poderiam sernos útil no dia a dia inclusive para a nossa sobrevivência futura.

A "gente da cidade", não reconhece nem um pé de tomate, a menos que esteja lá o fruto.

Muitas pessoas não sabem a importância das plantas para o sustento futuro do ser humano. Nestes últimos anos, muitas empresas e pessoas de diversos países estão estudando formas de conservar as sementes de diversas espécies de plantas, fala-se que no futuro as sementes valerão mais que o ouro, pois a "fome Mundial" se aproxima mais rápido do que pensamos e os alimentos que consumimos já são adulterados por meio da genética, daí a sua pouca durabilidade e pouca resistência ao tempo.

Têm havido uma grande corrida aos supermercados, onde a principal procura´de sementes diversas são feitas por pessoas que andam preocupadas com o futuro não tão distante.
Estas pessoas, estudam diversas formas de produção de vegetais e frutos em quintaís, terraços e sotãos e a utilização de recursos naturais para o efeito, tendo assim uma agricultura de subsistência independente dos recursos da rede elétrica e da rede de água.

Segundo algumas dessas pessoas, dizem que o preço das sementes subiram muito nestes últimos anos e que as sementes dos saquinhos que são adiquiridos em supermercados gozam de um prazo curto de validade e mais de 60% das sementes vêm danificadas.

Voltando ao fio da meada.
Estas novas espécies de vegetais que adiquirimos em supermercados, provém de sementes alteradas genéticamente com o intuíto de acelerar o abastecimento mundial.
Por isso, os alimentos adulterados apodrecem rapidamente e o seu teor nutricional é inferior ao produzido naturalmente, embora, a maioria destas sementes comprada pela agricultura de subsistência também provém muita das vezes das mesmas fontes de fornecedores. O que diferência o produto final é que a agricultura ao ar livre e os adubos orgânicos e mais o tempo normal de colheita faz com que esta planta ou vegetal tenha melhor qualidade e mais sustância para a saúde humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário