quarta-feira, 6 de junho de 2012

PDM cria constrangimentos à instalação de helicicultura

Ora a produção de caracoletas sendo uma actividade de produção animal é ainda assim uma actividade que não tem as consequências que por exemplo uma produção de ovinos ou de suínos tem mas a Câmara deu parecer negativo à sua instalação com base na restrição imposta pelo PDM. Assim sendo e uma vez que o CAE não pode ser alterado a mãe da jovem empresária foi à última reunião do executivo solicitar um parecer positivo à concretização do projecto dadas as especificidades deste tipo de produção.

Helicicultura, termo que para muitos é desconhecido, quer simplesmente designar «produção de caracóis, no caso caracoletas.

Necessariamente uma produção que não implica consequências ambientais e de saúde pública como outras de criação de outro tipo de animais. Este tipo de projectos deve ser por isso analisado e apoiado independentemente dos mecanismos legais a que o executivo recorrer e por isso em breve a autarquia deverá encontrar uma solução para emitir parecer favorável à instalação desta helicicultura como já aconteceu com outros projectos. Foi pelo menos isso que ficou assumido perante a munícipe na última reunião do executivo.

2 comentários:

  1. O Mirante desta semana traz uma notícia importante sobre pessoas que gostariam de criar o seu próprio negócio de "caracóis", mas, infelizmente ter um negócio legal em Portugal enfrenta grandes dificuldades burocráticas, tornando assim muito dificil a exploração de um negócio honesto. Por estes motivos é que o nosso país está cheio de pessoas que trabalham na clandestinidade, quem perde com tudo isso são os cidadãos e o governo que não arrecada impostos destes negócios que funcionam a margem da lei.

    ResponderExcluir
  2. Portugal é o país da burocracia, das demoras, do tempo perdido e da corrupção. O contribuinte é só para pagar impostos e não para lucrar com o trabalho. Ainda querem que os contribuintes sejam empreendedores.
    É triste mais Portugal dificulta a vida as pessoas que querem começar um negócio e este começa ainda nos projectos e depois passa para as instalações onde tudo é moroso e demasiado dispendioso.
    Infelizmente os verdadeiros caracóis estão ocupando cargos públicos e são estes é que deviam ser despachados. Vendidos baratos e ao quilograma.
    Portugal só não melhora devido aos políticos que temos e a má organização de toda a máquina estatal.

    ResponderExcluir