sexta-feira, 12 de julho de 2013

Festival do Caracol Saloio - Guia do Lazer

 
Costumam chegar à mesa na companhia da cerveja, ao final da tarde, numa esplanada qualquer. Podem vir temperados com orégãos, com molho de manteiga ou até em feijoadas. Mas é só para quem gosta - e se há petisco pouco consensual, é o caracol. Para os fãs, o Festival do Caracol Saloio começa dia 13 em Loures e fica por lá até ao final do mês.
Organizada pela Câmara de Loures, a 13.ª edição do festival começa amanhã à tarde, às 17h, e prolonga-se até 29 de Julho. Os visitantes têm dez tasquinhas à escolha para provar uma variedade de pratos cozinhados com caracóis e caracoletas.
Não falta imaginação para cozinhar o petisco: além dos tradicionais caracóis cozidos, há especialidades como a favada de caracoletas, os rissóis de caracol, o risotto de caracóis, a macedónia de caracoleta com maionese ou a caracoleta de caril. Da ementa consta também o pão de caracol, o bacalhau com caracóis e - a novidade - o bolo oficial do festival (a única especialidade que não tem caracóis).


CERNACHE DO BONJARDIM - Festival do caracol arranca amanhã.        PDFImprimire-mail


11-Jul-2013
À semelhança de anos anteriores, também este ano, entre 12 e 28 de julho, a vila de Cernache do Bonjardim recebe a Feira Gastronómica do Caracol pelo sétimo ano consecutivo, sendo “o único local em Portugal onde a cozinha está montada por 15 dias”, refere Belmiro Domingos, impulsionador desta iniciativa itinerante que começou há 10 anos na Costa da Caparica com a receita tradicional. Os anos foram passando e neste momento são já 16 as receitas que a sua imaginação e vontade de inovar originaram. Neste rol, Belmiro Domingos destaca o caracol à caçador onde “o coelho vai buscar o sabor do caracol e este o sabor do coelho”. Existe ainda o fondue de caracol em que a caracoleta é frita tendo como acompanhamento diversos molhos. Há ainda uma receita destinada às crianças e às gravidas sem muitos condimentos.
 
Veja os detalhes em: Rádio Condestável

Nenhum comentário:

Postar um comentário