quinta-feira, 11 de julho de 2013

Temperos para caracóis

O verão está aí e muita boa gente não sabe temperar os caracóis, aqui vão algumas dicas.
O segredo vem com tempo e com a degustação.
Isto é como tudo,a a maioria das pessoas comerão durante a vida inteira este petisco, mas poucas pessoas desenvolverão a capacidade de confecciona-los correctamente e de inovar novas receitas.

Após a triagem dos caracóis.

passo: passe os caracóis em águas limpas até se verificar que já não sai sujidade. Se o caracol estiver seco, bastam 3 a 5 passagens.
Após a última passagem, passe os caracóis para um tacho, cubra-os de água, tape bem e deixe em repouso durante 30 minutos.
.
2º passo:  Depois dos 30 minutos, ponha tacho no bico mais pequeno que o fogão tiver e acenda o lume no mínimo. Quanto mais lento for o aquecimento, mais saídos e esticados ficam os caracóis.  

Temperos 
Assim que estiverem mortos, o que se vê bem, tempere com tudo o que quiser, deixando o sal por último, use o bico grande e ponha o lume alto. 
Ponha no tacho os caracóis.
Conforme vai levantando a fervura, vai se formando uma espuma de lado que vai crescendo. Vigie, quando a espuma estiver quase a transbordar, apague o fogo, lance uma colher de sopa de vinagre, junte então o sal, tape e deixe ficar mais 30 minutos tapados antes de servir.

Em relação aos temperos,  alho, azeite e sal são os temperos principais para uma boa caracolada. Os orégãosmalagueta para “apimentar”, juntar refogados caldosKnorr  para dar mais sabor, há quem prefira o de galinha.
A cebola e o pimento verde também são opções,  porém o pimento deve ser posto apenas uma mínima quantidade e em pedaços minúsculos, senão altera o sabor.
O  chouriço, presunto, bacon são outras opções para enriquecer este  petisco.
Se quiserem, pode-se por tudo o que aqui foi descrito.

Há pessoas que são contra os caldos de aglomerados que se vendem para dar sabor, preferem assim usar o caldo de carnes ou galinha obtidos da cozedura.destes.

Comer caracóis é algo cultural e pessoal e o seu preparo depende do gosto de cada um.   
As técnicas para o consumo para quem não possui ferramenta própria restringe-se aos vulgares palitos de dente ou alfinetes. Se o caracol estiver no ponto, basta encostar a boca e chupa-los que saem da casca inteiros, senão, temos que espetar o palito e girar enquanto puxa o "bicho" para que não fique metade do corpo do caracol na concha. 

Já agora!!! A minha "mini"?

Curiosidade:
Oregãos

 

Para muitas pessoas a existência dos orégãos começa e acaba numa fatia de pizza. Contudo, estas ervas são - felizmente - muito mais do que isso, sendo o toque essencial em muitas saladas, caldeiradas, caracóis e outras saborosas e saudáveis aplicações.

Veja mais em: Um olhar sobre o mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário