quinta-feira, 4 de julho de 2013

Receita de caracóis, a moda lisboeta ou alfacinha!!!

Existem 1001 maneiras de fazer caracóis e eu posso dizer que já experimentei muitas e todas as formas que eu degustei estavam excelentes.

 
Um aparte!!!
Conheço uma senhora de Santarém que é exímia cozinheira de petiscos e digo uma coisa. Ela apanha os caracóis agora e dentro de 2 horas já estão prontos a comer.
Vejo inúmeras pessoas a deixarem os ditos gastrópodes de molho, mudam as águas várias vezes e então só depois os põe a cozer.
Esta senhora, põe os caracóis de molho 15 minutos, adiciona um pouco de vinagre, passa-os 2 vezer por água corrente e vai logo para a panela e depois com uma escumadeira tira-se a espuma enquanto o caracol ferve.
Só sei que com os temperos o petisco feito por ela é uma delícia.
 
 
Receita de caracóis, a moda lisboeta ou alfacinha!!!

Ingredientes:

2 kg de caracóis
1 malagueta
Paus de orégãos q.b.               




Sal grosso q.b.
Casca de batata ou pão q.b.
. Cebola
. Alhos

 

 
 
 
Ao fim desse tempo, lave-os várias vezes em água fria com sal, até deixarem de largar visco.
Coloque, então, os caracóis numa panela, cubra-os com água fria e leve a lume brando. Tempere com sal grosso e a malagueta e deixe cozer durante 40 minutos.
A 10 minutos do final da cozedura, adicione alguns paus de orégãos, a gosto, e deixe acabar de cozer.
Retire depois os caracóis com uma escumadeira e sirva em pratinhos individuais.

Sugestão:
Coloque os caracóis, dentro de uma caixa com furos e tape com um saco de rede, para deixar passar o ar. Mantenha-os, assim, uma semana, alimentando-os com cascas de batata, ou pedaços de pão.
 
Outra técnica:
Enquanto esperam pelo dia ou fim de semana para serem consumidos.
Também podem alimenta-los com folhas de couve galega e borrifa-los com água fresca…
E se tiverem a casca mole devido a falta de sol, passam a comer farelos.
Caso estejam muito tempo em cativeiro é preciso uma inspecção periódica para retirar os caracóis mortos.
 
Esta receita pode ser vista em TeleCulinária..


CURIOSIDADES
A maior parte dos estabelecimentos utiliza os caldos na confecção dos caracóis e depois dizem que não pdem dar a receita porquê é segredo.
E o ingrediente secreto na confecção da maioria dos pratos nos restaurantes são os caldos e massas de aglomerados  para darem gosto, seja carne, aves ou peixes.
Se repararmos as carnes produzidas massivamente para o abastecimento dos Hipermercados, carne de porco, coelho, galinha estão cada vez mais parecidas, pois a alimentação granulada são muito parecidas.

Aqui vai um exemplo:

Ingredientes: caracóis ou caracoletas
ramo de orégãos
folhas louro
caldo knorr galinha
limão
dentes de alho
cebola
chouriço
sal
pimenta
piripiri


Preparação:
Lave bem os caracóis/caracoletas em água corrente e com um punhado de sal até não deitarem qualquer sujidade. Coloque-os numa panela grande e cubra com água dois dedos acima dos caracóis. Leve a panela a lume brando. O aquecimento deve ser lento para provocar a saída dos caracóis da casca. Quando começar a ferver, coloque o lume no máximo, adicione os temperos, juntamente com o chouriço. Deixe ferver cerca de 30 minutos e no final, retifique os temperos. Conserve-os no líquido da cozedura até à altura de servir. Sirva quente num prato com um pouco de caldo da cozedura.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário