sábado, 16 de novembro de 2013

Eliminando caracóis e lesmas




Os caracóis e as lesmas são os animais rastejantes que podem surgir em jardins ou terrenos agrícolas, são como  pragas.
Esses rastejantes são uma verdadeira praga para qualquer jardineiro ou agricultor, principalmente para as hortícolas e flores. Uma horta de vegetais diversos podem ser destruídos do dia para a noite, ou melhor da noite para o dia. É bom lembrar que a noite e a madrugada são as horas em que eles se alimentam e comem bem rapidinho o produto tão esperado do agricultor.
Para cuidar de um jardim de vegetais ou flores, é necessário livrar-se dos caracóis e das lemas que lá possam existir, senão não haverá verdura ou flores para ninguém.

Os caracóis e as lesmas são hermafroditas, o que significa que têm aparelhos reprodutores masculinos e femininos. Chegam a colocar 300 a 400 ovos por ano e fazem-no, preferencialmente, sob escombros, pedras e plantas. As lesmas podem viver até aos 2 anos e os caracóis castanhos até aos 12 anos de idade e o aparecimento de ambos ocorre com mais frequência no início da primavera, época que começam a apanha dos comerciantes deste gastrópode que os consomem até o fim do verão.

Para proteger a produção de vegetais e flores é necessário a limpeza dos campos, terrenos ou jardim. Remova todos os detritos, lixos e materiais diversos que estiverem espalhados no chão do terreno, campo ou quintal, como os tijolos, pneus, azulejos, tábuas soltas, restos de ervas, plantas daninhas, estes são os lugares normais onde se escondem os caracóis e as lesmas. Eliminando o lixo e o material que está a mais no seu terreno ou jardim, estará eliminando estas espécies de parasitas que vivem do esforço do seu trabalho.
 Tenha em atenção que as pilhas de compostagem não devem ficar perto do jardim, porque estas abrigam e servem de alimento para as lesmas e para os caracóis, lembre-se que a compostagem tem um tempo para ser usada ou aplicada na terra.

Verifique o estado das plantas do seu jardim e recolha à mão todos os caracóis e lesmas que encontrar. Observe-os, quando anoitecer, utilize uma lanterna e siga as pistas brilhantes dos caracóis e das lesmas para as encontrar.

 As plantas que tiveram visitas destes rastejantes viscosos devem ser pulverizadas com água e sabão neutro ou azul, e na terra pode por uma armadilha composta de um recipiente raso como um prato com cerveja para ficarem mais protegidas contra futuros ataques.
Crie barreiras naturais em volta dos seus canteiros. Pode-se usar desde areião (areia grossa), borra de café, cascas de ovos, cascas de carvalho à volta das plantas, uma vez que estes provocam a irritação e a desidratação das lesmas. Pode também utilizar certas ervas como o alecrim, a hortelã e até as algas para repelir os insetos. Assim como a cal, as cinzas de madeira e o farelo de aveia que têm propriedades exclusivas que conduzem à eliminação das lesmas e dos caracóis.

Não envenene o seu campo, quintal ou jardim com venenos químicos, procure agir naturalmente de forma sustentável, use armadilhas em locais estratégicos como cerâmica, baldes apoiados em pequenas pedras de maneira ao caracol se refugiar, tábuas de madeira com espaço entre ela e o solo para que o caracol e a lesma se refugiem aí. Depois é só captura-los, se gostar de caracóis, pode fazer uma boa caracolada.

Nada do que possamos fazer é definitivo, mas pelo menos a população dos caracóis e das lesmas estarão bastantes reduzidas.

Um comentário:

  1. Estamos a falar de caracóis e lesmas. Para algumas pessoas é nojento o consumo dessas iguarias, para outros é um manjar dos deuses. Se tens repugnância aos gastrópodes deveria ver outras culturas como por exemplo o Vietnam, onde os insetos já fazem parte da alimentação escolar. Já á países em que se come baratas, moscas, lacraus, escorpiões, moscas, formigas, mosquitos. Na agricultura já não é preciso usar químicos pois alguns dos povos asiáticos e africanos fazem a apanha destes insetos que são comercializados nos mercados municipais e também são vendidos por vendedores que os fritam em óleo e os vendem em cartuxos como os da castanha. Para se ter uma ideia, apesar da moeda mais fraca que a europeia, um vendedor de insetos fritos pode vender cerca de 600,00 euros de insetos por dia.
    O caracol e a lesma nesses países é como a cereja no topo do bolo. Nas escolas, já á alunos que não trocam um bom bife por uma boa fritada de gafanhotos, grilos ou baratas.
    É bom cuidarmos dos nossos jardins e das nossas hortas de forma sustentável, pois, num futuro próximo também estaremos comendo insetos, pois estes já estão sendo criados em cativeiros para consumo e para exportação.

    ResponderExcluir